youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Concursos públicos no DF: veja novas regras aprovadas na Câmara Legislativa

By  |  0 Comments

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, na terça-feira (5), novas regras para realização de concursos públicos em Brasília. O projeto de lei inclui a reserva de vagas para negros e hipossuficientes — que são pessoas de baixa renda.

A medida altera uma lei de 2012, que estabelece as regras para para concursos públicos na capital federal , e prevê cotas apenas para pessoas com deficiência. Segundo o GDF, a mudança é necessária para garantir mais segurança jurídica, uma vez que a administração pública tem enfrentado uma série de processos em relação à cotas.

O projeto de lei foi enviado em agosto pelo governo do DF à Câmara Legislativa e, agora, aguarda a sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB). Caso seja sancionada, os concursos públicos da capital federal deverão ter:

  • 20% das vagas para pessoas com deficiência (já existe uma lei distrital que estabelece esse percentual)
  • 20% das vagas para negros
  • 10% das vagas para pessoas de baixa renda

👉A Lei Federal nº 12.990 de 9 de junho de 2014 prevê a reserva de 20% das vagas em concurso público, mas cada unidade da federação tem sua autonomia para definir próprias regras.

Votação na CLDF

O projeto foi votado em primeiro turno na semana passada, mas algumas emendas apresentadas pelos deputados distritais não foram aceitas. Na quarta-feira (6), o assunto voltou à pauta, com a combinação de que parte das emendas seria aprovada e as demais rejeitadas. Em segundo turno, oito emendas foram rejeitas e três aprovadas.

👉A autodeclaração do candidato negro terá presunção de veracidade, mas deve ser confirmada mediante uma comissão de identificação étnico-racial. As regras devem estar no edital do concurso.

👉Em suspeita de fraude ou má-fé no procedimento, o caso será encaminhado aos órgãos competentes. E, se comprovada, a pessoa será eliminada do concurso ou terá a nomeação anulada.

👉Os candidatos que se declararem hipossuficientes, devem ter renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio, e precisam ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em instituição privada na condição de bolsista integral.

Inclusão

A pesquisadora em gênero e raça Kelly Quirino diz que esse é a mudança nas cotas para concurso público no Distrito Federal é um passo importante na questão da inclusão de pessoas com deficiência, pessoas negras e pessoas de baixa renda no mercado de trabalho. Além disso, segundo ela, o projeto de lei alinha o GDF com o que está previsto na lei federal.

“Com atraso de praticamente uma década o DF está dialogando com a legislação federal, que é incluir pessoas negras e pessoas em vulnerabilidade social nos concursos públicos. Isso também é um avanço, porque a gente ajuda a corrigir erros históricos em relação a inclusão da população negra no mercado de trabalho digno, é uma forma da gente combater o racismo”, diz a especialista.

Com informações do G1-DF

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • PIB avança 0,9% entre julho e setembro. Em um ano, crescimento alcança 4%

    PIB avança 0,9% entre julho e setembro. Em um ano, crescimento alcança 4%

    Destaques são as altas nos setores de Serviços e Indústria. Em valores correntes, foram gerados R$ 3 trilhões. Segundo IBGE, de janeiro a setembro, o PIB acumulou alta de 3,3% O investimento em maquinário cresceu 2,1% em relação ao trimestre anterio Economia PIB avança 0,9% entre julho e setembro. Em um ano, crescimento alcança 4%…

  • “Insegurança alimentar é mais forte em lares chefiados por mulheres negras”, alerta secretária do MDS

    “Insegurança alimentar é mais forte em lares chefiados por mulheres negras”, alerta secretária do MDS

    Afirmação foi feita por Lilian Rahal, no lançamento de cartilha no Senado, que orienta ações para garantir segurança alimentar de povos tradicionais e detalha costumes e desafios de 29 deles Foto: Geraldo Magela/Agência Senado Asecretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Lilian…

  • Escola de Esporte abre temporada de renovação de matrículas

    Escola de Esporte abre temporada de renovação de matrículas

    Prioridade, nesta primeira etapa, é para idosos, até o dia 19; renovação deve ser feita presencialmente no Complexo Aquático Cláudio Coutinho A partir desta terça-feira (3), está aberto o período de renovação de matrículas para o primeiro semestre de 2025 do programa Escola de Esporte,  da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL-DF), ministrado no Complexo…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *