Câmara Legislativa propõe que escolas do DF notifiquem autoridades sobre gravidez de alunas menores de 14 anos
Proposta é para que órgãos como Polícia Civil e Conselho Tutelar adotem ‘medidas legais cabíveis’. Texto segue para análise do governador Ibaneis Rocha (MDB).
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, nesta terça-feira (7), um projeto de lei que prevê que escolas públicas e privadas comuniquem casos de gravidez de alunas menores de 14 anos às autoridades, como à Polícia Civil e ao Conselho Tutelar.
A proposta é de autoria do deputado distrital Iolando (PSC). O texto foi aprovado em segundo turno e recebeu 15 votos favoráveis, dos 24 parlamentares. Agora, segue para análise do governador Ibaneis Rocha (MDB), que pode sancionar ou vetar a medida.
A ideia é de que os órgãos adotem “medidas legais cabíveis”. O texto original previa aplicação de multas de R$ 5 mil a R$ 10 mil para escolas que não cumprissem a medida, porém, a penalidade foi derrubada pelos parlamentares. A partir disso, escolas que não cumprirem a regra serão advertidas.
O g1 questionou o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF (Sinepe-DF) e a Secretaria de Educação sobre as medidas que são adotadas, atualmente, em caso de gravidez de adolescentes, porém, não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.