![](https://i0.wp.com/jornaltaguacei.com.br/wp-content/uploads/2025/02/75456b79-013f-487d-b502-033bbafb9d51.png?resize=598%2C328&ssl=1)
Inscritos no CadÚnico terão acesso à qualificação profissional com foco no comércio exterior
Acordo entre MDS e MDIC vai promover inserção do público do Cadastro Único no mercado de trabalho e incentivo ao empreendedorismo. Documento foi assinado nesta sexta-feira (07.02)
Gerar oportunidades de qualificação profissional, inserção no mercado de trabalho e incentivo ao empreendedorismo, com foco no comércio exterior. Essas são as premissas do acordo de cooperação firmado entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). A medida vai beneficiar inscritos no Cadastro Único.
O documento, assinado nesta sexta-feira (07.02), vai integrar políticas públicas de desenvolvimento social e econômico com vistas a um impacto positivo na vida dos brasileiros de menor renda. A iniciativa dá continuidade ao trabalho do Governo Federal de superação da pobreza no país, destacou o titular do MDS, ministro Wellington Dias.
“Esta parceria demonstra, de forma prática, que o Governo Federal está focado em proporcionar uma vida melhor às pessoas, neste caso, àquelas que estão no CadÚnico. Com assistência, cuidado e qualificação, estamos criando oportunidades a quem mais precisa”, afirmou o ministro.
O principal benefício do acordo de cooperação está no aproveitamento da base de dados do CadÚnico, aliado à mobilização e apoio do MDS, para conectar a oferta e a demanda por cursos de capacitação em comércio exterior identificados pelo MDIC.
Permitirá um direcionamento mais eficiente das capacitações oferecidas no âmbito de programas do MDIC que pretendem ampliar a participação no comércio exterior brasileiro. O comércio internacional, de acordo com a pasta, é um pilar estratégico para o desenvolvimento econômico do país.
A parceria está alinhada aos esforços do MDS em implementar estratégias de inclusão produtiva, proporcionando oportunidades de inserção no mercado de trabalho formal e fomentando o trabalho, além de ampliar a renda familiar.
Assessoria de Comunicação – MDS
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Governo Lula se prepara para responder a possíveis tarifas impostas por Trump
- ‘Medo da soberania do povo’, diz Gleisi em crítica à PEC do semipresidencialismo
- Museu de Arte de Brasília tem programação especial gratuita para crianças em fevereiro
- O estilo Motta de legislar na primeira semana à frente da Câmara
- Quase metade das emendas às cidades mais pobres é gasta sem transparência