youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Escolas do DF vão utilizar alimentos da agricultura familiar em merendas escolares

By  |  0 Comments

 

Um acordo firmado entre produtores rurais do Distrito Federal (DF) e seis regionais de ensino, na tarde desta quarta-feira (8), na Centrais de Abastecimento do DF (Ceasa-DF), possibilitará que 130.659 alunos da rede pública tenham acesso a produtos da agricultura familiar.

A iniciativa, que já funciona como fase experimental desde o último dia (6), em várias escolas do DF, constitui em fazer as merendas escolares com alimentos diretos dos produtores rurais. 186 escolas de Brazlândia, do Núcleo Bandeirante, do Recanto das Emas, de Santa Maria, de São Sebastião e de Sobradinho já estão beneficiadas com o acordo.

Já as demais coordenações regionais de ensino (Ceilândia, Gama, Guará, Paranoá, Planaltina, Plano Piloto/Cruzeiro, Samambaia e Taguatinga) continuarão atendidas por meio de contrato vigente para compra de frutas e hortaliças.

“Estimulamos uma integração para que os órgãos do governo que precisam comprar alimentos o façam com a agricultura familiar. Por isso, vamos desenvolver um arranjo produtivo para comprar comida de melhor qualidade”, disse o governador Rodrigo Rollemberg, que esteve presente durante a formalização do acordo no Ceasa-DF.

De acordo com o Governo do Distrito Federal, ao longo deste ano letivo, serão adquiridas da agricultura familiar, por meio deste sistema, 900 toneladas de frutas, verduras e legumes. Cerca de 200 agricultores do DF estarão envolvidos na iniciativa. Cada um receberá do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) até R$ 20 mil (o valor depende da quantidade produzida).

Os produtores rurais aptos a venderem seus produtos ao poder público foram definidos pelo (Pnae), por meio de chamada pública, ocorrida no final de dezembro de 2016.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *