youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Erika Kokay diz que a falta de medicamentos no DF é ato desumano de Rollemberg

By  |  0 Comments

A deputada federal Erika Kokay (PT-DF), vice-presidenta da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, ocupou a tribuna da Câmara Federal nesta quarta-feira (28/3) para denunciar a situação de caos em que vive a saúde no Distrito Federal, em especial, a falta de medicamentos na rede pública.

“Várias pessoas estão morrendo por causas evitáveis. Se houvesse medicamentos, insumos, enfim, mínimas condições de atendimento na saúde essas pessoas estariam vivas”, criticou Kokay.

Sobre a falta de medicamentos na rede pública do Distrito Federal, a parlamentar afirma que dados reconhecidos, inclusive, pela Secretaria de Saúde apontam que pelo menos 46 medicamentos de uso contínuo, como insulina, spray nasal e até pílulas usadas no tratamento de pessoas que vivem com HIV.

“Entre os medicamentos em falta está um dos mais importantes utilizados no tratamento da AIDS, o comprimido em cápsula conhecido como três em um. Ele está em falta na rede pública há 3 meses”, lamentou.

Sobre o argumento da Secretaria de Saúde de que é responsável apenas pela distribuição dos medicamentos, uma vez que a compra é de responsabilidade do Ministério da Saúde (MS), a deputada disse que enviará um requerimento de informação ao MS, para que seja averiguado quais são os motivos da falta dos medicamentos.

“Tem sido uma norma nos pronunciamentos do Governador Rodrigo Rollemberg (PSB) sempre responsabilizar outros pela sua própria incompetência e pelo profundo sofrimento provocado no povo do Distrito Federal, o que beira à desumanidade”, finalizou Kokay.

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *