
Hospital Veterinário Público do DF, localizado em Taguatinga, já está funcionando
Os atendimentos no Hospital Veterinário Público do Distrito Federal já estão acontecendo. As informações são do Governo do Distrito Federal (GDF), que informou também que as instalações que abrigam o hospital já foram concluídas.
“Esta é uma reivindicação antiga que vai beneficiar a população, especialmente as famílias carentes, que não têm poder aquisitivo e não tinham para onde levar seus animais”, disse o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, durante o evento de inauguração do hospital, no Parque Largo do Cortado, em Taguatinga.
O hospital foi construído pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram) com recursos de compensação ambiental. O GDF acredita que sejam atendimentos diariamente cerca de 50 animais, porém a capacidade do espaço é para que haja 400 atendimentos diários.
“São oferecidos serviços gratuitos de clínica, cirurgias, exames laboratoriais e outros tratamentos em cães e gatos, sobretudo pertencentes a famílias de menor renda ou inscritas em programas sociais”, garante o governo.
De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há 507.170 cães e 122.097 gatos no DF, num total de 629.267 animais. Considerada a população de 3.039.444 do DF, segundo levantamento de 2017, a proporção é de 4,83 proprietários por animal.