‘Essa extraordinária conquista não ocorre por acaso, é fruto de uma política de Estado desenvolvida pelo meu governo entre 2011 e 2014’, diz ex-governador Agnelo Queiroz sobre redução do analfabetismo no DF
Em vídeo divulgado em suas redes sociais, o ex-governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), comemora da classificação do DF como a unidade da Federação com menor taxa de analfabetismo – 1,7% –, conforme mostram os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), coordenada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e divulgada em março deste ano.
De acordo com a pesquisa, o DF também está abaixo da média nacional, que é de 5,6%. Além disso, o resultado também representa uma evolução rumo à meta de erradicar o analfabetismo na unidade federativa.
“Essa extraordinária conquista não ocorre por acaso, é fruto de uma política de Estado desenvolvida pelo meu governo entre 2011 e 2014”, lembra Agnelo. “Decidimos erradicar o analfabetismo na capital do Brasil, em um mandato. Mobilizamos a sociedade, com fóruns, o EJA, as universidades, nossa Secretaria de Educação, professores, alunos, e coordenadores”, diz.
Além dessa mobilização, o ex-governador ressalta ainda que foi preciso aumentar a remuneração dos servidores da educação para que estes pudessem ter dedicação exclusiva. “Remuneramos toda essa cadeia e, até, conseguimos pagar uma pequena bolsa para os alunos de alfabetização”, explica.
Para Agnelo todo trabalho iniciado durante seu governo está tendo resultado agora, ou seja, quase uma década depois. “Conseguimos nosso objetivo: o título de território livre do analfabetismo concedido pelo Ministério da Educação. Os indicadores de hoje refletem a política que fizemos no nosso mandato”, diz.
Na opinião do ex-governador, é preciso continuar com as políticas públicas que atacam esse problema para que, em breve, o DF possa erradicar o analfabetismo. “É preciso continuar alfabetizando e dando oportunidade para os alfabetizados continuar estudando”, afirma.
Esse resultado, para Agnelo, coloca o DF em plano nacional, uma vez que essa marca pode servir de exemplo para outros estados tentarem fazer o mesmo para diminuir as taxas de analfabetismo que ainda assola parte da sociedade brasileira.
“O exemplo de Brasília serve para o Brasil: é possível erradicar o analfabetismo, reparando uma das maiores violências contra nosso povo: negar o direito de alfabetização na idade correta”, conclui.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Ex-governador do DF, Cristovam Buarque, participa de sessão na CLDF que homenageia os 30 anos de seus governo na capital federal
- Ricardo Vale participa das comemorações dos 30 anos da eleição do 1º governo do PT no DF
- Gonet decide apresentar denúncia contra Bolsonaro apenas em 2025
- Governador Ibaneis Rocha assina decreto que cria, na Polícia Civil, a Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento
- PF indicia Bolsonaro, Braga Netto e outros 35 em inquérito sobre golpe de Estado