
‘Tarifa Zero aos domingos e feriados foi importante, mas a gente quer tarifa zero de segunda a segunda’, diz distrital Ricardo Vale
Para o deputado distrital Ricardo Vale (PT) a concessão da gratuidade no transporte público aos domingos e feriados concedida pelo governo de Ibaneis Rocha (MDB) é um avanço, mas ainda não é o suficiente. Em entrevista ao TaguaCei, na tarde desta terça-feira (8), o distrital disse que o benefício precisa ser ampliado para todos os dias da semana.
“Quero parabenizar [o governador] por ter colocado a Tarifa Zero, que ele chama de Vai de Graça, aos domingos e feriados. Foi importante, mas a gente quer a tarifa zero de segunda a segunda. A está trabalhando muito para isso, tem projeto, estamos lutando aqui na Casa, e que essas tarifas comecem principalmente com os estudantes do DF”, disse Vale.
Ao comentar sobre a gestão do govenador Ibaneis Rocha, Ricardo Vale criticou a situação da saúde pública do DF que, segundo ele, é um problema que o governo ainda não conseguiu resolver. “Infelizmente, nós temos muitos problemas na saúde. Muita gente não consegue uma consulta, muita gente não consegue uma cirurgia e isso é um problema que persiste no governo e que o governo tem que tentar resolver o mais rápido possível”, diz. “A Câmara tem feito muitos debates, o governo acabou de trocar a secretária [de Saúde]. A gente faz a nossa parte no sentido de fiscalizar e cobrar uma melhora urgente”, completa o distrital.
Desperdiço
Ainda ao falar sobre a situação da saúde pública, Vale disse que o governador poderia, ao invés de apoiar a compra do banco Master pelo BRB, compra essa que seria na ordem de R$ 2 bilhões, deveria usar esse dinheiro para investir em equipamentos e mais recursos para os serviços de saúde do DF.

“A gente fica, inclusive, preocupado quando o governo resolve gastar R$ 2 bilhões para cobrar um banco, sendo que a gente tem muitos problemas aqui para resolver. Então, eu acho que a prioridade agora não é comprar um banco privado, agora é preciso resolver os problemas na saúde, na educação, na mobilidade e em outras áreas”, argumenta.
Lula
Ricardo Vale também comentou sobre o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ressaltou que as mudanças em relação aos serviços e as políticas públicas já começam a surtir efeitos no dia a dia da população. Segundo ele, a economia está melhorando, o desemprego começou a cair e a inflação começa a ser controlada.
“O momento econômico e muito bom, mas a extrema-direita ela é muito organizada nas redes sociais, ela usa muita fake news e isso é um dos motivos que fez o Lula ainda cair na sua popularidade e na aceitação do governo”, diz.

Vale cita como exemplo dessa estratégia da oposição, o que ele chamou de “mentira do pix”, que teria disseminado a informação de que quem fizesse pix acima de um determinado valor seria taxado. “A sociedade ainda infelizmente acredita nesse pessoal. Então, o governo Lula é vítima de mentiras, de fake news, mas aos poucos, a gente está mudando esse cenário. As últimas pesquisas do governo Lula mostram que a aceitação do governo já começa a crescer de novo. A população está caindo na real e, certamente, nós vamos chegar muito fortes no ano que vem para ganhar as eleições”, afirma o distrital.
PT-DF
Ricardo Vale falou sobre os rumos do PT no DF e disse que sua posição é para que o partido se mantenha cada vez mais unido para enfrentar os partidos de direita da capital e tentar vencer as eleições de 2026. De acordo com o distrital, a realização do Processo de Eleição Direta (PED) 2025 será importante para definir os rumos do partido para o próximo período. No PED, os filiados e filiadas do PT irão debater e votar a renovação das direções municipais, estaduais e nacional do partido.

“É um momento muito importante para nós do partido, porque a gente vai escolher os nossos e as nossas dirigentes zonais, nossos presidentes dos diretórios regionais. Nós temos que procurar unir o PT. O PT precisa se unir nesse momento, o PT precisa estar junto, porque a gente vive um momento muito difícil de enfrentamento do fascismo, de enfrentar extrema-direita, enfrentar todo esse pessoal que tentou dar o golpe de Estado no nosso país. Então, a gente vai ter umas eleições muito difíceis, e se o partido estiver unido, é bom para todo mundo, até porque partido dividido é bom para direita, é bom para extrema-direita”, avalia Ricardo Vale.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Confira o que abre e o que fecha no feriado prolongado da Semana Santa e do aniversário de Brasília
Veja como vão funcionar os serviços públicos no Distrito Federal entre esta quinta (17) e segunda-feira (21), e programe-se O feriado da Semana Santa será prolongado este ano, com início nesta quinta-feira (17) – quando foi determinado ponto facultativo pelo Governo do Distrito Federal (GDF) – e término na segunda-feira (21), dia da celebração do…
-
Colômbia declara emergência sanitária por febre amarela
O governo da Colômbia declarou emergência sanitária por febre amarela. De acordo com o ministro da Saúde do país, Guillermo Afonso Jaramillo, os casos da doença vem sendo registrados na região desde setembro do ano passado. Ao longo deste ano, segundo ele, apesar dos esforços para conter as infecções, o cenário se agravou. “Ao todo,…
-
Paciente com câncer se casa na capela do Hospital de Base
A equipe de enfermagem e multiprofissional da enfermaria de hematologia do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) ajudou a tornar possível mais um pedido de um paciente. Na segunda-feira (14), foi realizada, em uma celebração emocionante, o casamento de Marcos Suel do Vale de Jesus, de 26 anos. Internado na unidade desde 28 de…