youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

X começa a ter o funcionamento reestabelecido no Brasil

By  |  0 Comments

A rede social X (antigo Twitter) voltou a funcionar oficialmente em solo brasileiro, na noite desta terça-feira (8/10), após nova determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). Alguns usuários conseguiram acessar a rede social a partir das 20h30, mas o serviço ainda apresenta instabilidade e não está disponível para muitos brasileiros. 

Assim como na época da suspensão da plataforma, o desbloqueio não acontece automaticamente e nem com todos os usuários de uma só vez. De acordo com o Ministério das Comunicações, operam atualmente no Brasil cerca de 20 mil provedores de internet, que foram informados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre a decisão do STF e vão liberando o funcionamento do serviço.

Caso a operadora tenha sido comunicada da decisão após o horário comercial, a liberação pode ser feita no dia útil seguinte — ou seja, na manhã de quarta-feira (9/10). 

Para voltar a funcionar no país, o X precisou indicar um representante legal no país e depois pagar multas por descumprimento de ordens judiciais. 

Em 30 de agosto, o ministro Alexandre de Moraes do STF suspendeu o funcionamento da rede social no Brasil por descumprimento de ordens judiciais. Foram aplicadas multas para a empresa e também estipulados critérios para o manter o aplicativo no ar.

STF versus X

A relação entre o STF e o a rede social se estremeceu durante o período de bloqueio. No dia 18 de setembro, a rede social burlou o bloqueio por meio de uma manobra técnica na forma de hospedagem na internet, o que permitiu que usuários usassem a plataforma no Brasil. 

Em resposta, Moraes determinando a retomada do bloqueio imediatamente, com multa de R$5 milhões por dia de violação. 

Foi apenas dois dias depois, em 20 de setembro, que o X informou que iria cumprir as determinações do STF e nomeou Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição como representante legal no país. Perfis de pessoas ligadas aos ataques de 8 de janeiro foram excluídos da plataforma, conforme pedido do Supremo. 

No dia seguinte, Moraes pediu mais explicações para os representantes da plataforma assim como vários órgãos como a Receita Federal, a Policia Federal e a Anatel, para que apurassem a atual situação da representação legal do X no Brasil. 

Em 4 de outubro é revelado que o X fez o pagamento das multas devidas, no valor de R$28,6 milhões, em uma conta da Caixa Econômica Federal e não na conta judicial do Banco do Brasil. O pagamento correto foi realizado no dia 7 de outubro e, nesta terça-feira (8), o ministro determinou a liberação da plataforma no país

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Saiba o que fazer em caso de acidente com escorpiões no DF

    Saiba o que fazer em caso de acidente com escorpiões no DF

    O Distrito Federal registrou 2.035 acidentes com animais peçonhentos de janeiro a setembro deste ano. Mais de 1,7 mil dos casos foram protagonizados por escorpiões – aracnídeos que injetam veneno por meio do ferrão, causando dor intensa e imediata às vítimas. De acordo com a Secretaria de Saúde (SES-DF), 80% dos acidentes são classificados como…

  • X (antigo Twitter) volta a funcionar no Brasil

    X (antigo Twitter) volta a funcionar no Brasil

    A rede social X (ex-Twitter) voltou a funcionar plenamente no Brasil nesta quarta-feira (9/10) após cumprir todas as determinações do Supremo Tribunal Federal (STF) impostas pelo ministro Alexandre de Moraes. A plataforma ficou suspensa por 40 dias porque o bilionário Elon Musk infringiu leis brasileiras e se recusou a indicar um responsável legal no Brasil.  18 dias após…

  • Aplicativo vai gerenciar cuidados com a saúde de idosos do DF

    Aplicativo vai gerenciar cuidados com a saúde de idosos do DF

    A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) deu um passo importante no campo da inovação tecnológica voltada para a saúde ao aprovar uma parceria com a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) para o desenvolvimento do projeto GENIIO-S. A iniciativa visa implementar uma plataforma digital que oferece aos idosos acesso a…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *