youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Secretário de Obras DF rebate IBGE sobre favelas no DF: “Distorção”

By  |  0 Comments

IBGE apontou que DF tem três das maiores favelas em extensão do país, que foi contestado por secretário de Obras, Valter Casimiro

Valter Casimiro em entrevista ao Metrópoles

Após o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentar que o Distrito Federal tem três maiores favelas em extensão do país, o secretário de Obras do governo do DF, Valter Casimiro, rebateu o levantamento. “É uma distorção”, afirmou.

Pelo levantamento, as maiores são: 26 de Setembro (10,5 km²); Sol Nascente (9,2 km²); e Morro da Cruz (5,9 km²).

“Considerar o Sol Nascente como favela é uma distorção. O Sol Nascente tem hoje 95% de água tratada, que é oferecida aos moradores e nós temos 70% de infraestrutura na cidade”, alegou. “A previsão é que no ano que vem esteja em 100%”, garantiu.Play Video

“É uma cidade que tem escola, hospital, centro olímpico, linhas de ônibus reguladas, rodoviária. Então, dizer que o Sol Nascente hoje é uma favela, entendemos como uma distorção”, completou.

Em relação ao 26 de Setembro, o secretário destacou que não há moradias de baixa renda no local. “Lá se tem condomínios, não são moradias populares. É média renda.

6 imagens

Sol Nascente
Região administrativa do Sol Nascente

“Não tem como considerar favela, é errôneo”, reforçou. “É uma ocupação irregular que não tem infraestrutura. A gente reconhece e começa a trabalhar isso. Mas são áreas que com a regularização serão cobrados os lotes dos moradores”.

Metrópoles já havia apontado para o alto custo dos lotes em reportagem publicada em outubro. Na publicação, vendedores anunciavam até por R$ 250 mil um lote vazio no 26 de Setembro. Veja algumas faixas:

7 imagens

Faixas anunciam lotes na entrada do Acampamento 26 de Setembro, que fica na divsa com a Floresta Nacional (Flona) e o Parque Nacional de Brasília

Assentamento 26 de Setembro
Faixas anunciam venda de lotes no Acampamento 26 de Setembro, que fica na divsa com a Floresta Nacional (Flona) e o Parque Nacional de Brasília.
Funcionários do DF Legal organizam área recentemente desocupada no Acampamento 26 de Setembro, que fica na divisa com a Floresta Nacional (Flona) e o Parque Nacional de Brasília
Loteamento no Acampamento 26 de Setembro, que fica na divsa com a Floresta Nacional (Flona) e o Parque Nacional de Brasília

O secretário destacou ainda que na próxima semana começam as entregas de energia e que, em 2025, o governo dará início ao projeto de urbanização do local. “Sol Nascente e 26 de Setembro não têm a menor chance de serem consideradas favelas”

Sobre o Morro da Cruz, Casimiro disse que já está trabalhando para levar a infraestrutura e os serviços do Estado para o local. “O Estado já começou a trabalhar para levar estrutura para e os serviços para a população.

IBGE

Nesta sexta-feira (8/11), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o Censo Demográfico 2022 – Favelas e Comunidades Urbanas. No levantamento, o instituto apontou as áreas com a maior extensão do Brasil – apontando que três ficam no DF.

O conceito de favelas e comunidades urbanas usado pelo IBGE engloba territórios populares originados das diversas estratégias populacionais para atender, geralmente de forma autônoma e coletiva, às próprias necessidades de moradia, diante da insuficiência e da inadequação de políticas públicas e investimentos voltados à garantia do direito à cidade.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Acampamento Terra Livre: trânsito será alterado na Esplanada nesta terça-feira

    Acampamento Terra Livre: trânsito será alterado na Esplanada nesta terça-feira

    Três vias da N1 serão reservadas, a partir das 9h, para o deslocamento dos participantes até a Esplanada dos Ministérios Na terça-feira (08/4), o trânsito será alterado no Eixo Monumental devido à movimentação do Acampamento Terra Livre. Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), a partir das 9h, três vias da N1 serão reservadas…


  • Motta fala em discutir cortes em emendas parlamentares

    Motta fala em discutir cortes em emendas parlamentares

    Segundo presidente da Câmara, Parlamento tem capacidade de negociar redução dos recursos, como forma de ajuste fiscal O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que o Congresso Nacional não teria dificuldades em discutir um corte nas emendas parlamentares como forma de ajuste fiscal. As declarações ocorreram na manhã desta segunda-feira, durante evento sobre o…


  • PL da Anistia: Motta prega diálogo para buscar pacificação

    PL da Anistia: Motta prega diálogo para buscar pacificação

    Pressionado para pautar o projeto, presidente da Câmara defende solução negociada entre Poderes, a fim de evitar aumento da crise institucional. Ele diz que tema será tratado com “cautela e sensibilidade”, fala em exageros nas penas, mas frisa haver outras prioridades para o país Pressionado por bolsonaristas para pautar o projeto de anistia aos golpistas…


Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *