Secretário de Obras DF rebate IBGE sobre favelas no DF: “Distorção”
IBGE apontou que DF tem três das maiores favelas em extensão do país, que foi contestado por secretário de Obras, Valter Casimiro
Após o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentar que o Distrito Federal tem três maiores favelas em extensão do país, o secretário de Obras do governo do DF, Valter Casimiro, rebateu o levantamento. “É uma distorção”, afirmou.
Pelo levantamento, as maiores são: 26 de Setembro (10,5 km²); Sol Nascente (9,2 km²); e Morro da Cruz (5,9 km²).
“Considerar o Sol Nascente como favela é uma distorção. O Sol Nascente tem hoje 95% de água tratada, que é oferecida aos moradores e nós temos 70% de infraestrutura na cidade”, alegou. “A previsão é que no ano que vem esteja em 100%”, garantiu.Play Video
“É uma cidade que tem escola, hospital, centro olímpico, linhas de ônibus reguladas, rodoviária. Então, dizer que o Sol Nascente hoje é uma favela, entendemos como uma distorção”, completou.
Em relação ao 26 de Setembro, o secretário destacou que não há moradias de baixa renda no local. “Lá se tem condomínios, não são moradias populares. É média renda.
6 imagens
“Não tem como considerar favela, é errôneo”, reforçou. “É uma ocupação irregular que não tem infraestrutura. A gente reconhece e começa a trabalhar isso. Mas são áreas que com a regularização serão cobrados os lotes dos moradores”.
O Metrópoles já havia apontado para o alto custo dos lotes em reportagem publicada em outubro. Na publicação, vendedores anunciavam até por R$ 250 mil um lote vazio no 26 de Setembro. Veja algumas faixas:
7 imagens
O secretário destacou ainda que na próxima semana começam as entregas de energia e que, em 2025, o governo dará início ao projeto de urbanização do local. “Sol Nascente e 26 de Setembro não têm a menor chance de serem consideradas favelas”
Sobre o Morro da Cruz, Casimiro disse que já está trabalhando para levar a infraestrutura e os serviços do Estado para o local. “O Estado já começou a trabalhar para levar estrutura para e os serviços para a população.
IBGE
Nesta sexta-feira (8/11), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o Censo Demográfico 2022 – Favelas e Comunidades Urbanas. No levantamento, o instituto apontou as áreas com a maior extensão do Brasil – apontando que três ficam no DF.
O conceito de favelas e comunidades urbanas usado pelo IBGE engloba territórios populares originados das diversas estratégias populacionais para atender, geralmente de forma autônoma e coletiva, às próprias necessidades de moradia, diante da insuficiência e da inadequação de políticas públicas e investimentos voltados à garantia do direito à cidade.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Veja quem são os indiciados por golpe de Estado em 2022 pela PF
A Polícia Federal (PF) concluiu o inquérito que apura uma tentativa de golpe de Estado em 2022. A PF apresentou o resultado da investigação nesta quinta-feira (21/11). Entre os indiciados pelo envolvimento na idealização do plano golpista estão o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e os ex-ministros Braga Netto e Augusto Heleno. São, ao todo, 37 pessoas indiciadas pelos crimes de…
-
Senai abre 4,2 mil vagas gratuitas para cursos em 2025; veja como se inscrever
Abriram nesta quinta-feira (21), as inscrições para 4.250 vagas em 52 cursos gratuitos para quem está planejando buscar capacitação profissional em 2025. Os cursos são oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF) e as aulas começam entre janeiro e março do ano que vem. 👨💻 Entre as áreas de capacitação, administração, eletricista, jardinagem, mecânica, operador de computador, costura, confeitaria, padeiro…
-
CLDF realiza sessão solene para debater violência doméstica e políticas afirmativas nesta sexta (22)
O enfrentamento da violência doméstica e a integração de políticas afirmativas estarão em debate durante sessão solene realizada nesta sexta-feira (22), às 10h, no plenário da Câmara Legislativa. De autoria da deputada Doutora Jane (MDB), o evento faz parte dos desdobramentos da Frente Parlamentar de Combate ao Feminicídio. De acordo com a parlamentar, será um…