![](https://i0.wp.com/jornaltaguacei.com.br/wp-content/uploads/2025/02/1_575743-41639497-1.jpg?resize=660%2C400&ssl=1)
Alckmin reforça tom de cautela do governo ante ameaça de Trump sobre o aço
Nova tarifa de 25%, se confirmada, deve causar grande impacto nas siderúrgicas do Brasil, visto que o país foi o segundo maior fornecedor de aço dos EUA em 2024
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDic), Geraldo Alckmin, reforçou a posição do governo em pregar cautela após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmar que vai anunciar uma nova tarifa de 25% sobre as importações de aço e alumínio no país.
“Da outra vez que isso foi feito, teve cotas. Então, vamos aguardar, a nossa disposição é sempre de colaboração, parceria e benefício das nossas populações”, disse o vice, nesta segunda-feira (10/2), após participar de evento promovido por empresa de biotecnologia, em Valinhos, no interior de São Paulo.
Se for confirmada, a nova tarifa deve causar grande impacto nas siderúrgicas do Brasil, visto que o país foi o segundo maior fornecedor de aço dos Estados Unidos em 2024. O país norte-americano, por sua vez, adquiriu 18% de todas as exportações brasileiras de ferro fundido, ferro ou aço no ano anterior, de acordo com o governo brasileiro.
Alckmin ressaltou, ainda, que a relação entre Brasil e EUA é bicentenária e envolve uma colaboração mútua — uma espécie de “ganha-ganha”. “Nós exportamos US$ 40,2 bilhões para aos EUA, e eles exportam para nós até um pouco mais: R$ 40,5 bilhões. Então (a balança comercial) é equilibrada, é um ganha-ganha, e eles têm até um pequeno superavit com o Brasil”, frisou.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Alckmin reforça tom de cautela do governo ante ameaça de Trump sobre o aço
- Reforma tributária está de volta aos holofotes no Congresso
- Secretária celebra evolução no combate à insegurança alimentar no DF
- Governo Lula se prepara para responder a possíveis tarifas impostas por Trump
- ‘Medo da soberania do povo’, diz Gleisi em crítica à PEC do semipresidencialismo