youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Militância do PT de Ceilândia lança Comitê de Luta Popular Honestino Guimarães

By  |  0 Comments

Vários várias militantes do (PT-Cei) lançou mais um Comitê de Luta Popular para prosseguir com a meta de construir espaços democráticos de debate em todas as regiões administravas. Desta vez, o lançamento ocorreu em Ceilândia Norte, na residência do jornalista e militante petista, Jeová Rodrigues.

Com o nome de Honestino Guimarães, uma homenagem ao líder estudantil da Universidade de Brasília (UnB) que foi morto e torturado pela ditadura militar, o  recente comitê irá ter a função de ajudar o partido na divulgação de uma pauta política que seja verdadeiramente popular e democrática.

Diversas lideranças e militantes estiveram no lançamento do comitê, entre eles, a deputada federal, Erika Kokay, o distrital Chico Vigilante, o ex-governador Agnelo Queiroz, os deputados federais, Gerald Magela e Pedro Celso, o sindicalista e précandidato a distrital Lima, Wilmar Lacerda, a secretária de Mulheres do PT-DF, Andreza e entre muitos outros.

Para o ex-parlamentar Pedro Celso, o lançamento dos comitês, na prática, é uma extensão daquilo que já vem sendo feito pelo há anos pelos PT nos bairros e que foi paralisado em razão da pandemia de covid-19.

“Nós sempre estivemos presentes nessas lutas, nessas trajetórias e nós homens, mulheres, LGBTs, devemos nos somar, estar ombro a ombro em todos os momentos participando dessa luta”, disse Pedro Celso. Segundo ele, é preciso fortalecer os comitês para poder ampliar a mensagem política do PT a fim de contrapor ao estilo político hoje praticado por governos como o de Jair Bolsonaro (PL) e do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB). “O Ibaneis, que veio enganar a nossa população, temos que combatê-lo com todas as nossas forças. E temos que nos esforçamos ao máximo para que o PT tenha candidatura própria”, ressalta o ex-deputado.

Chico Vigilante, um, se não o melhor deputado distrital dess legislativo, falou das guerras que são várias, principalmente o da Ucrânia, que os fabricantes de armas bélica quer colocar a OTAN na Ucrânia para ter mais poder de guerrilhar com os países pobres e q produz petróleo, a a mídia não fala uma vírgula sobre a fome que assolam o mundo Etc.

Sintfub

Outro presente na inauguração foi o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub), Edimilson Lima. Lima, como é conhecido, defendeu a união entre os partidos de esquerda e os militantes do partido para se conseguir eleger o ex-presidente Lula nas eleições de outubro.

“Nós utilizarmos todo o nosso espaço, o nosso vigor e a nossa esperança na luta para poder organizar a classe trabalhadora”, disse Lima.

Ao comentar sobre os avanços conquistados pela UnB durante os governos do PT, o sindicalista falou sobre o aumento das bolsas de mestrado e doutorado, a valorização do funcionalismo público, a possibilidade de expansão da UnB para as regiões administrativas, o que possibilitou a abertura de um campus em Ceilândia, além de também ter permitido que a universidade pudesse funcionar à noite.

Sobre a possibilidade de vitória e como deve ser a campanha eleitoral do PT no próximo período, Lima adverte que o trabalho de conquista do eleitorado precisa ser feito na base, ou seja, junto ao povo.

“Nós até podemos não ter dinheiro, mas esse 62 mil filiados no PT do DF, e, com certeza, é o único partido que inicia o processo eleitoral com 300 mil votos. Então nós temos chances reais de elegermos o nosso candidato a governador, eleger um boa bancada federal e distrital, e também eleger a Érika Kokay ao Senado”, defendeu Lima.

Militância

Muitos militantes petistas estiveram presentes no lançamento do comitê Honestino Guimarães, entre eles, Wilmar Lacerda, que foi o ex-secretário de administração do DF durante o governo de Agnelo Queiroz. Segundo Lacerda, o momento exige do PT “união” e disposição para enfrentar a oposição, que em suas palavras, só poderá ser vencida com “trabalho, solidariedade, companheirismo” entre os militantes.

“Nós vamos ter que combater a privatização, vamos ter que reestatizar o setor elétrico que foi privatizado, nós não vamos poder permitir que eles privatizem os Correios, não podemos deixar fazer a reforma administrativa para condenar o servidor público, e precisamos revogar a reforma trabalhista e previdenciária”, explicou Lacerda.

Para ele, é possível que a esquerda “unida”, consiga vencer as eleições neste ano, tanto no cenário nacional quanto local. “Para enfrentar esses desafios será preciso muita unidade interna. O nosso objetivo é derrotar o Bolsonaro no Brasil e derrotar Ibaneis em Brasília. E nós temos condições de ganhar as eleições. Tanto nacional quanto aqui em Brasília”, afirma o petista.

Siga nossas redes sociais

Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/

Site: https://jornaltaguacei.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/

Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/

Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves

Twiter: https://twitter.com/JTaguacei

Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka

YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *