youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Quilombolas fazem caminhada até o Congresso Nacional para pedir regularização de terras

By  |  0 Comments

Manifestantes de várias regiões do país estão em Brasília para protestar contra retrocessos também na saúde e educação. Durante a tarde desta quarta-feira (10), eles ocuparam duas faixas do Eixo Monumental.

Quilombolas de diversas região do Brasil protestam em Brasília, nesta quarta-feira (10), pela regularização de territórios e pela garantia de direitos das comunidades. Durante a manhã, grupos do Espírito Santo, Tocantins , Goiás, Mato Grosso e Pernambuco, entre outros estados, participaram de uma conferência chamada de “Aquilombar , onde debateram temas como educação, racismo, violência, saúde e agricultura quilombola.

Quilombolas protestam em Brasília por regularização de territórios e direitos — Foto: Walder Galvão/g1 DF

Por volta das 14h, eles saíram do prédio da antiga Funarte e caminharam até o Congresso Nacional. Pelo menos duas faixas do Eixo Monumental foram ocupadas.

Um carro de som acompanhou o grupo, e lideranças usaram o microfone para dizer palavras de ordem como “Pela terra e pela vida, marcharemos”. Os quilombolas também carregaram faixas que cobram direitos: “Educação escolar quilombola já!”, dizia uma delas.

Quilombolas protestam em Brasília por regularização de territórios e direitos — Foto: Walder Galvão/g1 DF

O ato é organizado pela Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), e foi acompanhado pela Polícia Militar do Distrito Federal. Os participantes também cantaram músicas quilombolas e pediram a saída do presidente Jair Bolsonaro (PL) do poder.

O grupo chegou ao Congresso Nacional por volta das 15h30 e ocupou o gramado. Até a ultima atualização desta publicação, não houve registro de ocorrências.

Terras quilombolas

Quilombolas protestam em Brasília por regularização de territórios e direitos — Foto: Walder Galvão/g1 DF

De acordo com dados do dados da Coordenação Geral de Regularização de Territórios Quilombolas (DFQ), ligada ao Incraa titulação dessas terras caiu 62% entre 2019 e 2022, na comparação com os quatro anos anteriores. Se comparada ao período de 2011 a 2014, houve uma redução ainda maior, de 78%, na emissão de títulos para os povos remanescentes de Quilombos.

CONAQ afirma que 1.748 pedidos de comunidades quilombolas pela regularização aguardam análise no Incra. Outros 55 processos aguardam conclusão do processo de titulação.

Os grupos contestam ainda projetos como a PEC 215, que delega exclusivamente ao Congresso Nacional o poder de demarcar terras de povos tradicionais, e o PDL 177/2021, que autoriza o Brasil a sair da Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

A convenção trata do respeito às culturas e ao modo de vida dos povos tradicionais e reconhece os direitos deles à terra e aos recursos naturais.

Fonte: g1 DF

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/

Site: https://jornaltaguacei.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/

Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/

Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves

Twitter: https://twitter.com/JTaguacei

Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber

Tiktok Taguacei: https://vm.tiktok.com/ZMN9qnbMs/

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *