Em decisão unânime, de 2ª instância, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) reconheceu candidatos com transtorno do espectro autista (TEA) como pessoas com deficiência (PCDs) em concursos públicos.
Um candidato diagnosticado com TEA passou no concurso público para agente de vigilância ambiental (AVA) da Secretaria de Saúde do DF nas vagas para PCD. Mas, a junta médica não reconheceu a condição.
A 2ª Turma Cível do TJDFT, em julgamento de 2ª instância, anulou a decisão da junta médica do concurso e determinou a nomeação do candidato com diagnostico de TEA nas vagas para PCDs.
Segundo o desembargador e relator do processo Hector Valverde Santanna, a lei n. 12.764/2012 instituiu a política nacional de proteção dos direitos dos autistas, considerando-os como PCDs para todos os efeitos legais.
De acordo com a magistrado, a legislação não fez distinção entre os graus de diagnóstico de TEA para o reconhecimento da condição de PCD.
“Verifico que a decisão da Junta Médica foi genérica e insuficiente para afastar o relatório médico apresentado pelo apelado, o que a torna ilegal”, pontuou o desembargador.
Não cabe à junta
Na sentença, Valverde destacou que não cabe à junta médica substituir o legislador na criação de critérios distintivos não previstos em lei para avaliação da condição de deficiência do candidato.
Para o magistrado, o comportamento do Estado é contraditório, porque reconhece a condição de pessoa com deficiência do apelado para benefícios e tratamento diferenciado, mas nega a concorrência como PCD em concurso.
Nova sentença
Por decisão unânime, a 4ª Turma Cível do TJDFT manteve sentença que garantiu a inclusão de candidato com TEA na concorrência destinada a PCDs em outro concurso público, em janeiro de 2025.
Outro lado
O Metrópoles entrou em contato com o GDF e a Secretaria de Saúde sobre o caso. O espaço segue aberto para eventuais manifestações.
Com informações do portal Metrópoles
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Brasília sediará a 4ª Taça Brasil de Clubes Sub-12 de Futsal em 2025
A Secretaria de Esporte e Lazer (SEL-DF) vai apoiar a realização da 4ª Taça Brasil de Clubes Sub-12 de Futsal, prevista para ocorrer em junho. A formalização do apoio foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (28), por meio de parceria com o Instituto Barbosa Transformando Vidas (IBTV), organização responsável pela execução do evento.…
No DF, 61% das pessoas não autorizaram doação de órgãos de parentes
A decisão de doar órgãos no Brasil, ainda que seja manifestada em vida pelo paciente, depende de autorização da família. A morte de um ente querido é sempre uma situação difícil para os parentes, mas é justamente nesse momento de perda que o sofrimento pode ser transformado em um ato de esperança ao dar uma nova vida…
Vacinação nas escolas do DF é intensificada para ampliar a cobertura entre crianças e adolescentes
Para promover a saúde e prevenir doenças, escolas públicas de todo o país se mobilizaram, nesta segunda quinzena de abril, para atualizar a caderneta de vacinação dos estudantes atendidos pelo Programa Saúde nas Escolas (PSE). A ação envolve mais de 27 milhões de alunos de cerca de 110 mil escolas em 5.544 municípios. No Distrito…
Deixe um comentário