Ir para o conteúdo
Casa Política “6×1 é uma jornada cruel”,diz Marinho ao propor debate gradual sobre o fim
Política

“6×1 é uma jornada cruel”,diz Marinho ao propor debate gradual sobre o fim

Compartilhar
Compartilhar

Luiz Marinho afirmou que, embora o governo seja favorável à redução da jornada de trabalho, o tema tem de ser tratado de forma “responsável, com tranquilidade” 

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou, após visitar a Feira Nacional da Reforma Agrária, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) em São Paulo neste sábado (10/5), que, embora o governo seja favorável ao fim da escala 6×1, é inviável que ela acabe imediatamente. Para ele, a jornada é “cruel” e deve haver “debate saudável” a respeito do tema. 

A jornalistas, o representante da pasta afirmou acreditar ser viável aprovar a redução da jornada de forma tranquila, levando em conta todos os lados. “Eu enxergo que é possível, plenamente possível, com um debate responsável, com tranquilidade, sem criar um susto para o empresariado”, disse, conforme replica a Agência Brasil. “É preciso olhar isso sobre todos os aspectos.” 

Marinho esclareceu que, do ponto de vista dele, seria plausível a aprovação pelo Congresso de uma redução imediata da escala, sem redução de salário, para 40 horas semanais. Essa redução iniciaria “um processo maduro de debate na construção gradativa para acabar com 6×1” — que, do ponto de vista prático, não teria como ter fim imediatamente. 

Ainda assim, o início gradual da discussão seria “muito positivo” e importante para a sociedade brasileira, segundo ele. “O 6×1 é uma jornada cruel, em especial para as mulheres”, afirmou. “Um bom ambiente de trabalho ajuda não somente na saúde, mas ajuda na produtividade e na qualidade do seu produto. Nós queremos um país saudável. Nós queremos um povo feliz. E nós queremos salário decente e empregos para todos e todas.” 

Visitada pelo ministro neste sábado, a quinta edição da Feira Nacional da Reforma Agrária ocorre desde quinta-feira (8/5) no Parque da Água Branca, na capital paulista. O evento promovido pelo MST segue até domingo (11/5). 

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Escrito por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Na China, Lula busca investimentos para obras do Novo PAC e tenta avançar com venda de aviões da Embraer

Presidente se reúne com Xi Jinping na China para discutir integração de...

Deputados eleitos prefeitos destinam mais de R$ 79 milhões em emendas para suas cidades antes de deixar a Câmara

Prefeitos eleitos aproveitam emendas federais antes de assumir cargos 247 – Em meio...

PSD ganha força com filiação de Eduardo Leite de olho em 2026

Partido tem três ministros no governo, forte ala bolsonarista e, agora, dois...

Temer, sobre anistia: acho que o mais útil seria que próprio STF fizesse dosagem das penas

Durante entrevista à Band, o ex-presidente afirmou que agressões do 8 de...