Apelido para a Lua Cheia de junho vem do fato de este ser o mês em que os primeiros morangos geralmente estão maduros para serem colhidos
A “Lua de Morango” tem seu auge nesta quarta-feira, 11, às 4h44. Apesar do nome, o satélite não ficará com uma coloração avermelhada ou com o aspecto da fruta.
O apelido para a Lua Cheia de junho vem do nome batizado por tribos nativas americanas. Na América do Norte, este é o mês em que os primeiros morangos geralmente estão maduros para serem colhidos.
O nome não tem correspondência com a época da colheita de morangos no hemisfério Sul, mas se popularizou por aqui também.
Todas as Luas cheias tem um nome. Segundo a Nasa, agência espacial americana, na década de 1930, o Maine Farmer’s Almanac começou a publicar nomes indígenas para elas e eles são agora amplamente conhecidos e usados.
Na Europa, esta Lua também é conhecida como Lua de Hidromel ou Lua de Mel.
O fenômeno ocorre dois dias antes do lunistício, também apelidado de “paralisação lunar”. O astrônomo Marcelo de Cicco, entretanto, alerta que o termo não é literal – ou seja, não há paralisação.
Na verdade, ela ficará visível por um período maior. “Mais tempo pra curtir a lua nos céus”, ele diz. Ainda de acordo com o especialista, tal ciclo é comum, ocorre há milhões de anos e se repete sempre.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Onda de calor: França entra em alerta para aumento de pacientes

- Agências do trabalhador oferecem 610 vagas de emprego nesta terça-feira (23)

- Curso gratuito de panificação e gastronomia tem 50 vagas disponíveis

- Caesb lança Iná, inteligência artificial pioneira no país para atendimento ao cidadão

- Descontos suspeitos no consignado podem ter movimentado R$ 81 milhões









