youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Crimes por discriminação religiosa terão investigações padronizadas no Distrito Federal

By  |  0 Comments

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa, por Orientação Sexual, ou contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin), lança, nesta quarta-feira (12), o Procedimento Operacional Padrão (POP) da Diversidade Religiosa. O evento será realizado no Auditório Valderia da Silva Barbosa, das 14h às 17h.

O POP tem como objetivo estabelecer parâmetros administrativos, investigativos e orientadores para o acolhimento de vítimas de crimes contra a liberdade religiosa. Além disso, define diretrizes para garantir o respeito à diversidade religiosa tanto nas investigações conduzidas pela PCDF quanto nas relações institucionais e laborais. O protocolo foi desenvolvido com base na interpretação conjunta do ordenamento jurídico brasileiro, da jurisprudência nacional e da doutrina jurídico-sociológica sobre o tema.

Segundo a delegada-chefe da Decrin, Ângela Maria dos Santos, o lançamento do POP representa um marco na atuação da PCDF em defesa dos direitos humanos. “Trata-se de um esforço coletivo e de uma ação inédita no país por parte de uma instituição pública em defesa do direito à liberdade religiosa e de crença, evidenciando o pioneirismo da Polícia Civil do Distrito Federal na busca contínua pela excelência investigativa. O protocolo, que inclui letramento específico sobre a diversidade religiosa e medidas para a apuração de crimes relacionados, trará inúmeros benefícios à população do DF”, destaca.

O POP também apresenta um resumo detalhado sobre 18 crenças religiosas e convicções filosóficas presentes no Distrito Federal. Diversas entidades participaram de uma pesquisa que identificou elementos sagrados e expectativas em relação à atuação da PCDF na defesa da liberdade de crença.

Lançamento do POP da Diversidade Religiosa

• Data: Quarta-feira (12)
• Horário: 14h às 17h
• Local: Auditório Valderia da Silva Barbosa — Edifício-Sede do Complexo da PCDF

Com informações da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Manifesto “Eu Quero Votar pra Presidente do PT” avança e ganha Adesão de Lideranças Petistas

    Manifesto “Eu Quero Votar pra Presidente do PT” avança e ganha Adesão de Lideranças Petistas

    Segundo os autores, “desde  2013, não realizamos um Processo de Eleição Direta (PED) verdadeiramente democrático”. “Vamos mostrar que Democracia Interna não é só uma Palavra, mas uma prática que nos move”, diz José Dirceu nas suas redes sociais, ao aderir e pedir  que os petistas assinem o Manifesto. Segue o Conteúdo do Abaixo Assinado e…

  • Crimes por discriminação religiosa terão investigações padronizadas no Distrito Federal

    Crimes por discriminação religiosa terão investigações padronizadas no Distrito Federal

    A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa, por Orientação Sexual, ou contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin), lança, nesta quarta-feira (12), o Procedimento Operacional Padrão (POP) da Diversidade Religiosa. O evento será realizado no Auditório Valderia da Silva Barbosa, das…

  • TCU analisa recurso contra suspensão do Pé-de-Meia. Acompanhe

    TCU analisa recurso contra suspensão do Pé-de-Meia. Acompanhe

    O TCU analisa, nesta quarta-feira (12/2), recurso do governo federal contra a suspensão de R$ 6 bilhões no orçamento do programa Pé-de-Meia O Tribunal de Contas da União (TCU) julga, nesta quarta-feira (12/2), recurso do governo federal contra a suspensão de R$ 6 bilhões no orçamento do programa Pé-de-Meia. A decisão de bloquear a quantia foi…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *