Ir para o conteúdo
Casa Política Governo Alckmin lamenta tarifa dos EUA, defende diálogo e diz que governo avalia ir à OMC
Governo

Alckmin lamenta tarifa dos EUA, defende diálogo e diz que governo avalia ir à OMC

Compartilhar
Compartilhar

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, afirmou que o governo lamenta profundamente a taxação do aço brasileiro pelos Estados Unidos, que entrou em vigor nesta quarta-feira (12), defendeu o diálogo com os americanos e disse que uma das opções estudadas pelo Brasil é apresentar um recurso à OMC (Organização Mundial do Comércio).

“A medida não foi tomada Contra o Brasil. Ela foi estabelecida para o mundo inteiro: alíquota de 25% para importação para aço e alumínio a partir de hoje. Autoaplicação, é imediata a partir de hoje. O governo brasileiro se manifestou lamentando profundamente esse fato porque, primeiro, o Brasil não é problema para os Estados Unidos. Eles têm um superávit conosco, segundo dados deles, superior a US$ 7 bilhões só em bens, fora a área de serviços. No caso do aço, você pega a indústria, nós somos o terceiro comprador do carvão siderúrgico dos EUA, fazemos o semielaborado e exportamos para os Estados Unidos. Há uma complementariedade na indústria”, declarou o vice, no Palácio do Planalto.

“A disposição, primeiro, é do diálogo. Nós devemos nos próximos dias e semanas aprofundar esse trabalho junto aos EUA; e lamentar profundamente. Isso encarece produtos, dificulta o comércio, medida tomada de natureza unilateral, e o Brasil avaliará também outras medidas a serem tomadas”.

Alckmin também afirmou que uma das ações estudadas pelo Brasil é apresentar um recurso à OMC.

“Esta é uma possibilidade [recurso à OMC]. Nós defendemos o multilateralismo, complementação econômica, e OMC existe para isso: estabelecer regras que devem ser regras gerais para tudo”.

Um recurso à OMC seria um gesto de caráter simbólico e de prestígio do Brasil ao sistema multilateral de solução de disputas comerciais, uma vez que o órgão está há anos paralisado por obstrução dos Estados Unidos.

Com informações do Jornal de Brasília

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Capela Sistina é fechada para início do conclave

    Capela Sistina é fechada para início do conclave

    Após juramento de sigilo, cardeais ficam isolados para início das votações; vaticanistas acreditam que novo papa deve ser anunciado entre quinta e sexta-feira Roma – Começou oficialmente o isolamento dos cardeais para o início do conclave que vai eleger o novo líder da igreja Católica. Os 133 cardeais que participam do processo fizeram um juramento e prometeram guardar…

  • Hugo Motta oficializa suspensão do mandato de Gilvan da Federal

    Hugo Motta oficializa suspensão do mandato de Gilvan da Federal

    O Conselho de Ética aprovou a suspensão do deputado por três meses depois de ele proferir ofensas contra a ministra Gleisi Hoffmann O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), oficializou na noite de terça-feira (7/5) a suspensão do mandato do deputado Gilvan da Federal (PL-ES) por três meses. “Considera-se o deputado Gilvan da Federal…

  • Relator antecipa fim da reeleição para 2030 e CCJ adia votação

    Relator antecipa fim da reeleição para 2030 e CCJ adia votação

    PEC acaba com reeleição para presidente, governadores e prefeitos A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado adiou nesta quarta-feira (7), após pedido de vista, a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que extingue a reeleição para os cargos de presidente da República, prefeito e governador. O tema deve ser retomado na…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

“Lula quer mulheres mais contentes e protegidas”, diz nova ministra

A nova ministra das Mulheres, Márcia Lopes, que assumiu o cargo nesta segunda-feira (5),...

Desvios no INSS: plano de ressarcimento deve sair até semana que vem

O governo corre para criar uma forma de ressarcir os aposentados e...

Planalto discute ressarcimento de aposentados vítimas de fraude no INSS

A Casa Civil realizou uma reunião nesta segunda-feira (5/5) para debater o...

Gleisi diz que fim da escala 6×1 será prioridade do governo no Congresso

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Gleisi Hoffmann, afirmou que...