Ir para o conteúdo
Casa Lei Ministra Maria Elizabeth toma posse como primeira mulher presidente do STM
Lei

Ministra Maria Elizabeth toma posse como primeira mulher presidente do STM

Compartilhar
Compartilhar

Magistrada faz parte da instituição desde 2007 e ocupou a presidência temporariamente em 2013. Ela foi indicada em 2007 pelo presidente Lula

Ministra atualmente é a única mulher entre os 15 integrantes da corte. -  (crédito: Minervino Jr/CB/D.A Press)

Ministra atualmente é a única mulher entre os 15 integrantes da corte. – (crédito: Minervino Jr/CB/D.A Press)

A ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha tomou posse, na tarde desta quarta-feira (12/3), como presidente do Superior Tribunal Militar (STM) — órgão máximo da Justiça Militar da União. Ela é a primeira mulher nomeada à presidência em 217 anos de funcionamento do órgão.

No evento, o ministro do STM Francisco Joseli Parente Camelo, destacou a importância de uma mulher assumir o cargo na Corte. “Gostaria de ressaltar a importância desse evento, relembrando que a justiça militar da União, pela primeira vez, em sua história de mais de 200 anos de existência, tem uma mulher presidente eleita para o mandato de 2 anos, disse.

“Isso é extremamente significativo tanto para a justiça militar da União, tanto para o Judiciário, quanto para todo o Brasil. Para mim, é uma honra muito grande transmitir o cargo de presidente do STM para a ministra Elizabeth, que há 18 anos atua como ministra desta corte”, declarou o magistrado.

O STM é composto por 15 ministros, sendo cinco civis e 10 militares. As cadeiras estão distribuídas entre quatro vagas destinadas ao Exército, três à Marinha e três à Aeronáutica. Maria Elizabeth faz parte da instituição desde 2007 quando foi indicada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para ocupar uma das três cadeiras previstas para a advocacia.

A nova presidente e o ministro Francisco Joseli Parente Camelo integrarão a presidência da Corte no biênio 2025-2027. A solenidade ocorreu na recém-inaugurada Sala Martins Pena, do Teatro Nacional de Brasília.

Inclusão e diversidade

A nova ministra destacou que um dos objetivos centrais de seu mandato é aprovar no Congresso Nacional uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que autorize a Corte Militar como integrante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Outra bandeira de Maria Elizabeth é a diversidade e maior inclusão das mulheres em espaços de poder.

A programação de posse incluiu a apresentação de artistas que reforçam o prestígio à diversidade. Um dos destaques foi a soprano brasiliense Aida Kellen, que entoou a versão em português do Hino Nacional. O nosso hino foi cantado também em língua Tikuna, por Djuena Tikuna, cantora indígena brasileira nascida no Alto Solimões.

Estiveram presentes na cerimônia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, o presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP), e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Escrito por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Lei

Lula sanciona Lei da Reciprocidade contra tarifaço de Trump

O texto foi aprovado em resposta ao tarifaço imposto pelos Estados Unidos,...

Lei

Novas lei modernizam setor de seguros e ampliam concorrência

Legislação aprovada recentemente visa estabelecer uma relação mais equilibrada entre a seguradora...

Lei

Lula revoga lei complementar que havia criado o novo DPVAT

Medida não constava do pacote enviado pelo governo ao Congresso, mas proposta...

Lei

Governo do Distrito Federal sanciona lei que reduz alíquotas do ITBI

A partir de janeiro, imóveis novos pagarão 1% de imposto na transmissão...