‘Embora eu seja da oposição, quero que Ibaneis faça um bom governo para a população’, diz distrital Ricardo Vale
O deputado distrital Ricardo Vale (PT) participou de um almoço, na tarde desta terça-feira (12), no restaurante de comidas vegetarianas, Terraviva, localizado na Asa Norte, e, na ocasião, falou com nossa reportagem. Entre os pontos abordados pelo distrital durante a entrevista, está o seu posicionamento de que, mesmo sendo um parlamentar da bancada dos partidos que compõem a oposição ao governo de Ibaneis Rocha (MDB), seu mandato trabalha para que este segundo mandato do governador tenha êxito.
“Eu não sou daqueles que apostam no ‘quanto pior, melhor’. Quero que o governo dê certo, quero que Ibaneis dê certo, quero que tudo mundo que esteja no meio político trabalhe visando o bem comum de todas as pessoas”, defende Vale. “Nós estamos à disposição para dialogar com o governo, para cobrar, fiscalizar, ajudar, esse é o nosso papel”, complementa.
O distrital também ressalta que este segundo mandato de Ibaneis deverá ser marcado por uma aproximação das políticas públicas que já começam a ser implantadas pelo governo federal. “Já tem alguns avanços nas áreas sociais. O governo Ibaneis, evidentemente, que vai colar na pauta nacional, vai buscar as políticas públicas do governo Lula para implantar no DF”, diz.
Mesmo dando um voto de confiança na gestão de Ibaneis, o distrital reconhece que algumas áreas precisam de mais atenção por parte do governo. “Sei que é o início do governo, mas me preocupa ainda os problemas da saúde pública. Aprovamos agora a nomeação do novo presidente [Juracy Cavalcante Lacerda Júnior] do Iges-DF, e, agora, a expectativa é de que ele possa fazer um trabalho melhor. Está muito ruim a gestão do Iges-DF, está muito ruim a gestão da saúde pública, muita reclamação, filas enormes para marcação de consulta”, frisa o distrital.
Mandato
Durante o almoço, Ricardo Vale falou sobre a importância de discutir a elaboração de projetos que visem a melhoria da qualidade de vida da população por meio dos serviços públicos. Entre os temas discutidos, estava a necessidade de mais debates e ações em prol das pessoas portadores de autismo, e também a possibilidade de inclusão de alimentos orgânicos e naturais na merenda escolar da rede pública do DF. “São esses tipos de conversas que surgem as ideias, surgem os projetos. Eu saio daqui muito feliz com esse bate-papo que nós tivemos”, destacou Vale.
Nestes três primeiros meses, o deputado ressaltou que seu mandato já apresentou oito projetos de lei, com enfoques na defesa dos direitos das mulheres, no fomento ao esporte amador e profissional e à cultura. “A esperança no nosso mandato é grande, nós estamos no início ainda e, como vice-presidente da Casa, então, a responsabilidade aumenta mais, mas eu estou aprendendo e muito confiante. Em breve, a população vai reconhecer esse nosso esforço”, diz.
Nacional
Ainda na ocasião, Ricardo Vale comentou sobre os cem dias do governo Lula. Segundo ele, mesmo sendo muito precoce para fazer uma constatação mais apurada sobre o governo, já é possível notar alguns avanços em setores importantes para a população. “Por exemplo, na área econômica, nós já vemos a inflação baixando, a geração de emprego com certeza vai começar a aumentar, as políticas públicas, como a volta do Minha Casa, Minha Vida, a volta do Mais Médicos, então, temos muita esperança que será um bom governo”, afirma.
Siga nossas redes sociais: