Ir para o conteúdo
Casa Política Governo Governo exonera Neri Geller após indícios de irregularidade em leilão de arroz
Governo

Governo exonera Neri Geller após indícios de irregularidade em leilão de arroz

Compartilhar
Compartilhar

A saída do então secretário de Política Agrícola da pasta acontece após indícios de “incapacidade técnica e financeira de algumas empresas”. Uma das vencedoras do leilão é de ex-assessor parlamentar de Geller na Câmara

O governo federal oficializou a demissão do então secretário de Política Agrícola, Neri Geller, em meio ao processo de anulação do leilão de arroz. A exoneração foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (12/6). 

A saída do ex-deputado federal da pasta acontece após indícios de “incapacidade técnica e financeira de algumas empresas”. A Foco Corretora de Grãos, uma das principais vencedoras do leilão, é do empresário Robson Almeida de França, que foi assessor parlamentar de Geller na Câmara e é sócio de Marcello Geller, filho do secretário. 

Além disso, o diretor de Abastecimento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Thiago dos Santos, que realizou o leilão, é uma indicação de Geller. Associações de produtores alegam um suposto favorecimento.

Inicialmente, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou que Geller deixaria a pasta por vontade própria. No entanto, o documento, assinado pelo ministro Rui Costa, da Casa Civil, não traz a expressão “a pedido”, normalmente usada quando o funcionário opta por deixar o cargo.

Com o objetivo de conter uma eventual alta de preços ou desabastecimento do item, após as enchentes no Rio Grande do Sul, o governo federal promoveu a compra de 263 mil quilos importados de arroz. A decisão de anular o certame foi tomada durante reunião ontem, no Palácio do Planalto. 

Das quatro empresas que venceram a disputa, a maior compradora é de Macapá (AP) e tem como atividade principal a venda de leite e laticínios. Outra pertence a um empresário de Brasília que afirmou ter pago propina para conseguir um contrato com a Secretaria de Transportes do Distrito Federal.

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Compartilhado por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Lula assina decreto que proíbe cursos 100% on-line de Medicina, Enfermagem e Direito

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta segunda-feira (19/5) um decreto que...

Lula participará da Marcha dos Prefeitos na terça-feira em Brasília

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa, na terça-feira,...

Comandante da Marinha assume interinamente Ministério da Defesa

O almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, atual comandante da Marinha do...

Lula destaca interesse em usinas nucleares em reunião com Putin

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou interesse na geração de...