
Projeto que prorroga a desoneração da folha vai à sanção presidencial
Foi concluída na manhã desta quinta-feira (12/9) a votação do projeto que trata das medidas de compensação para a prorrogação da desoneração da folha de pagamentos. A Câmara dos Deputados já havia aprovado o texto-base na noite de ontem. No entanto, a oposição obstruiu a proposta e ficou pendente a votação da redação final, aprovada hoje de forma simbólica. O texto agora segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O texto aprovado prevê a desoneração integral em 2024, com uma retomada gradual da tributação a partir de 2025, com alíquota de 5% sobre a folha de pagamento. Em 2026 serão cobrados 10% e, em 2027, 20%, quando ocorreria o fim da desoneração.
O tema se arrasta desde meados de novembro do ano passado, quando o presidente Lula vetou integralmente o projeto de lei que pretendia estender até 2027 a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia e municípios.
O argumento é de que não haviam sido apresentadas fontes de arrecadação para cobrir a renúncia fiscal, estimada em R$ 25 bilhões apenas em 2024. O Congresso então derrubou o veto do governo que recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para uma resolução sobre o tema. A Corte então deu o prazo até 11 de setembro para que Executivo e Legislativo encontrassem consenso.
O projeto aprovado prevê uma série de medidas compensatórias, entre elas o uso do dinheiro esquecido em instituições financeiras públicas, que se tornou o principal entrave para o projeto na Câmara. Deputados contestaram a constitucionalidade da medida até o último minuto da sessão encerrada nesta quinta.
Entre as demais medidas de compensação previstas estão a repatriação de recursos do exterior, pente-fino em benefícios sociais, regularização de ativos, além de renegociação de multas de agências reguladoras.
Com informações do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Distrital Max Maciel diz que decisão do BRB de comprar o banco Master precisa passar pelo plenário da CLDF
O deputado distrital Max Maciel (Psol) disse, em entrevista ao TaguaCei, nesta semana, que a decisão do Banco de Brasília (BRB) de comprar o banco Master precisa ser avaliada também pelo plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). De acordo com Max, pelo fato do BRB ser um banco público, cabe aos distritais, representantes…
-
‘Nunca teve tanto dinheiro para a saúde como tem hoje no DF, portanto, está faltando uma gestão eficiente’, pontua Chico Vigilante
Em entrevista ao TaguaCei, direto do plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o deputado distrital Chico Vigilante (PT), comentou a respeito dos serviços públicos de saúde do Distrito Federal e afirmou que, se a condição desses serviços está precária, o motivo não é a falta de recurso financeiro, mas, sim, a falta de…
-
‘O Brasil do Lula é bem melhor’, diz deputado Alencar Santana
O deputado federal Alencar Santana (PT-SP) fez diversos elogios à forma como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem conduzido seu governo. O deputado, que falou com o TaguaCei, nesta semana direto da Câmara dos Deputados, ressaltou que o modelo de gestão adotado pelo governo Lula já tem surtido efeitos positivos em todos…