
Gleisi: ao contrário de Campos Neto, Galípolo é “a favor do Brasil”
A presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), avalia que o novo presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, terá um perfil distinto do antecessor, Roberto Campos Neto, ao demonstrar maior compromisso com o País. “Ele é a favor do Brasil”, frisou a dirigente, em entrevista ao Valor. A declaração reforça as críticas de Gleisi ao ex-presidente do BC, a quem acusa de ter agido em desalinho com os objetivos do governo. Ela argumenta que Campos Neto teria “sabotado” o terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, especialmente ao alimentar a narrativa de possível irresponsabilidade fiscal.
Segundo Gleisi, o antigo dirigente do BC não reconheceu avanços importantes, como a redução do déficit primário do setor público — que passou de 2,29% do PIB em 2023, conforme dados da autoridade monetária, para uma projeção de 0,1% em relação a 2024, segundo o Ministério da Fazenda. De acordo com a deputada, Galípolo atuará para “mudar a perspectiva do mercado sobre o Brasil” e contribuir para uma melhor interpretação dos indicadores econômicos. Ainda assim, lembra que as decisões do Comitê de Política Monetária (Copom) têm sido tomadas por unanimidade, o que, na avaliação dela, confirma uma postura cautelosa em relação aos riscos fiscais do governo.
O mercado financeiro, por sua vez, recebeu com desconfiança algumas sinalizações do Executivo, entre elas a possibilidade de flexibilizar metas fiscais. Em setembro, Campos Neto ponderou, diante da alta dos juros futuros, que havia exagero na percepção sobre o risco fiscal. Galípolo também chegou a negar que a escalada do dólar fosse um “ataque especulativo”, descartando uma visão “monolítica” do mercado. A presidente do PT reforça, todavia, que “não se justificaria o pessimismo” devido aos dados favoráveis da economia, como a expansão do PIB, projetada em 3,5% para 2024, além de uma taxa de desemprego de 6,1% segundo o IBGE.
No campo da comunicação, Gleisi comemora a chegada de Sidônio Palmeira, futuro ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom). Ela ressalta a importância de aprimorar a presença do governo nas redes e ampliar o combate às notícias falsas. “Ele traz a bagagem da campanha, conhece as propostas e tem proximidade com Lula”, celebrou a deputada, que também reconheceu o trabalho do ex-ministro Paulo Pimenta (PT-RS) na Secom: “Ele desempenhou um papel importante, fez o enfrentamento necessário”.
Segundo Gleisi, as recentes mudanças na política de checagem de conteúdo anunciadas pela Meta, controladora de Facebook e Instagram, reforçam a urgência de uma regulamentação das redes. A dirigente considera que o “algoritmo” dessas plataformas tende a destacar conteúdos polêmicos, muitas vezes falsos ou ambíguos, agravando o cenário da disputa política. “Precisamos virar esse jogo”, alertou. Ela defende que o futuro presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), coloque em pauta propostas de regulamentação, ainda que reconheça a necessidade de “um novo texto” para atrair o apoio de partidos do Centrão.
Por fim, Gleisi admite que as eventuais mudanças no primeiro escalão podem trazer ajustes ao espaço do PT no governo. A sigla controla 12 ministérios, incluindo quatro alocados no Palácio do Planalto, além da Fazenda. Ela reafirma a intenção de conduzir o processo de sucessão interna no partido — a eleição para escolha do novo presidente será em 6 de julho. O favorito para substituí-la é o ex-prefeito de Araraquara (SP) Edinho Silva. Gleisi lembra ainda que Lula é candidato à reeleição em 2026: “Isso só muda se ele quiser”. Embora seu nome seja cogitado para várias pastas, ela descarta assumir ministério na iminente reforma e aguarda um chamado do presidente: “Estou esperando o presidente Lula me chamar para tratar desse assunto”.
Com informações do portal 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Abertas as inscrições para 120 vagas de qualificação profissional no Projeto Labinclui
Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF) oferece cursos gratuitos em tecnologias assistivas com início em maio Estão abertas as inscrições para 120 vagas do Projeto Labinclui, qualificação profissional gratuita oferecida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet-DF). Os cursos, com carga horária total de 200 horas/aula,…
-
Confira o que abre e o que fecha no feriado prolongado da Semana Santa e do aniversário de Brasília
Veja como vão funcionar os serviços públicos no Distrito Federal entre esta quinta (17) e segunda-feira (21), e programe-se O feriado da Semana Santa será prolongado este ano, com início nesta quinta-feira (17) – quando foi determinado ponto facultativo pelo Governo do Distrito Federal (GDF) – e término na segunda-feira (21), dia da celebração do…
-
Colômbia declara emergência sanitária por febre amarela
O governo da Colômbia declarou emergência sanitária por febre amarela. De acordo com o ministro da Saúde do país, Guillermo Afonso Jaramillo, os casos da doença vem sendo registrados na região desde setembro do ano passado. Ao longo deste ano, segundo ele, apesar dos esforços para conter as infecções, o cenário se agravou. “Ao todo,…