youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

MDS apresenta novo sistema do Cadastro Único a gestores municipais

By  |  0 Comments

Com ampla programação no evento, o MDS explicou funcionamento e operacionalização da plataforma

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome promoveu, nesta quarta-feira (12.02), uma oficina sobre a operacionalização do novo sistema do Cadastro Único, previsto para ser lançado neste mês. A atividade integra a programação do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília.

Durante o encontro, gestores ficaram a par do funcionamento do CadÚnico, registro público eletrônico que sistematiza informações para identificação de famílias de baixa renda para acesso a programas sociais como o Bolsa Família, Auxílio Gás, Pé-de-Meia e Minha Casa, Minha Vida, entre outros. 

A atividade apresentou as mudanças previstas para a reforma do sistema, que tem o objetivo de deixar o processo cadastral mais ágil e prático. A ideia é facilitar a gestão do cadastro nos municípios e alinhar os conhecimentos técnicos com os novos gestores e secretários de diferentes regiões do país. Atualmente, o sistema conta com cerca de 41,5 milhões de famílias cadastradas e 9,5 mil postos de cadastramento.

Segundo a diretora de gestão do Cadastro Único do MDS, Ieda Castro, a oficina é uma ação fundamental para a qualificação e para orientar os municípios. “A base de dados do cadastro hoje é utilizada para programas sociais tanto municipais e estaduais, quanto federal. Então, para viabilizar o direito das pessoas, é importante que essa base de dados esteja o mais próximo da realidade possível”, afirmou.

A secretária de Assistência Social de Rio Grande (RS), Dianelisa Peres, que já foi coordenadora do CRAS e CREAS e soma 14 anos trabalhando na assistência social, foi uma das participantes da oficina. Para ela, as mudanças podem trazer mais segurança para os beneficiários e cadastradores. “A gente tem que se preparar. Preparar a comunidade, preparar as equipes. Eu acho que essa capacitação vai nos ajudar bastante para poder preparar as equipes para isso”, reforçou.

Ana Maria de Souza também foi uma das gestoras presentes na oficina. Ela é coordenadora do Programa Bolsa Família na cidade Cavalcante (GO), onde 80% dos moradores são quilombolas Kalunga. Ela também destaca, com otimismo, as mudanças previstas para o novo sistema do CadÚnico. “É desafiador para a gente, mas a ferramenta que está sendo disponibilizada e toda mudança que ela vai trazer com dados atualizados online, vai facilitar demais a vida da gente no dia a dia e filtrar todas as autodeclarações”, ressaltou.

Sobre o evento 

O Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas tem como principal objetivo fortalecer o pacto federativo e ampliar a participação dos municípios em programas e ações do governo federal. 

O encontro é uma iniciativa da Presidência da República, com coordenação da Secretaria de Relações Institucionais e apoio da Associação Brasileira de Municípios (ABM), da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). 

Até quinta-feira (13.02), serão realizadas mais de 170 atividades simultâneas, como espaços imersivos, suporte Técnico, estandes para atendimento, além de explicações sobre manuais e Ferramentas para Gestão Municipal. Consulte a programação do MDS aqui. 

 Assessoria de Comunicação – MDS 

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *