Solicitação de Bolsa Maternidade no DF passa a ser feita diretamente no Cras
Unidades do Cras já iniciaram a concessão do benefício. Famílias devem fazer o pedido do item em até 30 dias após o nascimento do bebê
Getty Images
A partir deste mês de abril, o programa Bolsa Maternidade, do Governo do Distrito Federal (GDF), deverá ser solicitado diretamente no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região de moradia das famílias beneficiadas, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
Conforme informado pela pasta, cerca de 2 mil bolsas maternidades serão encaminhadas aos 29 Cras do Distrito Federal ao longo das próximas semanas. Todas essas unidades já iniciaram a concessão do benefício às famílias locais, que devem fazer o pedido do item em até 30 dias após o nascimento da criança.
A iniciativa tem como objetivo oferecer o suporte material necessário para os primeiros dias do bebê. Para isso, a mochila vem com 21 produtos, tais como: roupinhas, fraldas, mantas, pomada e outros objetos necessários para o bem-estar do recém-nascido.
O benefício é ofertado a mães de família com renda per capita igual ou inferior a meio salário-mínimo e que comprove residência no DF há pelo menos seis meses. Além disso, também têm direito ao benefício pessoas em situação de rua incluídas na Política de Assistência Social.
Caso a família queira receber o benefício em dinheiro – parcela única de R$ 200 –, a mãe ou algum representante legal também deve ir ao Cras mais próximo e apresentar os seguintes documentos em até 90 dias:
- Declaração de Nascido vivo ou certidão de óbito de natimorto
- Documentação civil de identificação com foto
- CPF
- Documentos que comprovem renda
- Comprovante de residência no DF há pelo menos seis meses
Com informações do portal Metrópoles
Siga nossas redes sociais