Sebastião Leitão tinha 44 anos e vivia no Sol Nascente, no Distrito Federal, há 27 anos. Natural de Alcântara, no Maranhão, ele era casado e pai de dois filhos — uma jovem de 20 anos e um adolescente de 16.
O homem trabalhava na montagem de um galpão onde funciona uma empresa de painéis na Cidade Estrutural (veja imagem abaixo) e, nesta segunda-feira (12), morreu após ser atingido por uma estrutura metálica de 350 kg.
De acordo com o boletim de ocorrência da Polícia Civil, o homem não usava Equipamento de Proteção Individual (EPI). Testemunhas disseram que a empresa responsável pela obra não forneceu os equipamentos de segurança, mas a empresa nega.
Em nota, a Look Painéis informou que não atua no ramo da construção civil e que contratou um mestre de obras para executar o projeto. A empresa disse que fornece EPIs aos funcionários “dentro da legislação“, e que o trabalhador não era contratado direto, mas que havia um mestre de obras responsável.
A empresa disse também que “mesmo que o Sr. Sebastião estivesse com EPI, isso não teria evitado o resultado fatal, pois uma placa de 350 kg não seria contida ou desviada por um capacete.” (leia nota na íntegra ao final da reportagem).
A estrutura metálica que causou a morte de Sebastião continua no local. Segundo a Defesa Civil, “não há risco iminente de queda“.
A família ainda não definiu se o enterro será em Brasília ou na cidade natal do operário, no Maranhão. Segundo parentes, a advogada da Look Painéis informou que a empresa vai arcar com os custos do funeral.
Investigação
O caso está sendo apurado pela 8ª Delegacia de Polícia, da Cidade Estrutural. Segundo a delegada Bruna Eiras, será instaurado um inquérito para apurar se houve negligência por parte da empresa.
Ela diz ainda que,mesmo com a contratação de um terceiro — um mestre de obras —, pode haver responsabilidade solidária entre ele e a empresa contratante, a Look Painéis.
O Ministério Público do Trabalho também vai investigar o acidente. Segundo o órgão, auditores-fiscais do trabalho serão designados para analisar o caso.
O que diz a Look Painéis?
“Sobre a morte do Sr. Sebastião hoje em uma obra da empresa, informamos que a empresa não é do ramo de obras, e sim de outras atividades. Para a realização dessa obra, houve a contratação de um terceiro, um mestre de obras, e foi ele quem contratou o Sr. Sebastião.
Para os funcionários da empresa são entregues EPIs, tudo dentro da legislação, conforme a documentação que possuímos. Lamentamos profundamente o ocorrido e destacamos que, mesmo que o Sr. Sebastião estivesse com EPI, isso não teria evitado o resultado fatal, pois uma placa de 350 kg não seria contida ou desviada por um capacete.
Estamos agindo dentro de uma perspectiva humana, prestando apoio à família, mesmo entendendo que não há responsabilidade jurídica direta da empresa sobre essa situação. Ainda assim, vamos ajudar a família nesse momento de dor. Nos compadecemos sinceramente com a dor que estão enfrentando.”
Com informações do G1-DF
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Operação no DF e mais 2 estados apura esquema de venda de decisões judiciais
5ª fase da operação Sisamnes busca aprofundar a investigação dos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, mercado de câmbio clandestino, evasão de divisas e organização criminosa A Polícia Federal realiza nesta terça-feira (13/5) mais uma fase da operação Sisamnes, que investiga rede criminosa para lavagem de dinheiro sobre propinas para compra de decisões judiciais. Estão sendo cumpridos…
Deputado mostra passagem secreta dentro do Capitólio; veja vídeo
De acordo com o deputado, a escada pode ter sido usada por tropas britânicas durante a invasão à capital americana no século 19 O deputado norte-americano Tim Moore mostrou uma passagem secreta dentro do Capitólio — que é a sede da Câmara dos Representantes e do Senado dos Estados Unidos. Em vídeo públicado nas redes sociais na…
Vídeo: plantação de maconha é encontrada na Floresta Nacional de Brasília
Um dos homens envolvidos no cultivo das plantas, encontrado na Flona, afirmou que as mudas cultivadas eram da variedade canábica “Kush” Cerca de 50 mudas de maconha foram encontradas em uma Área de Preservação Permanente (APP), localizada na Floresta Nacional de Brasília — Flona —, em Brazlândia. A plantação foi encontrada na segunda-feira (12/5), por meio uma ação…
Deixe um comentário