Se prepare: mês de dezembro será chuvoso no Distrito Federal
O Distrito Federal segue registrando chuvas, tempo nublado e rajadas de vento. Nesta terça-feira (13/12), o cenário continua instável
(crédito: Minervino Junior/ CB DA Press)
O Distrito Federal amanheceu nublado mais uma vez. Com as características da primavera bem definidas, o brasiliense não vai conseguir escapar das chuvas, do céu nublado e das rajadas de vento nesta terça-feira (13/12). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a segunda semana de dezembro segue com o tempo instável.
Por isso, é importante que o cidadão se prepare e carregue na mochila o casaco e o guarda-chuva. Meteorologista do Inmet, Andrea Ramos destaca que, na parte da tarde, as temperaturas aumentam e a umidade relativa do ar diminui, favorecendo as pancadas de chuvas.
“A estação da primavera tem essa característica de temperaturas elevadas e umidade relativa do ar variando, mesmo com a ocorrência de chuvas. A população fica um pouco confusa quanto a isso, mas essa mistura é o que favorece o tempo chuvoso, e isso não significa que vai ficar frio, mas que em dezembro o brasiliense pode esperar mais chuvas, e em qualquer momento”, explicou Andrea.
A profissional também disse que em novembro choveu mais do que o esperado, e que em dezembro a tendência é que o cenário se repita. “O acumulado que esperamos para dezembro gira em torno de 241 milímetros de chuva, e durante os treze primeiros dias já registramos 137 milímetros em Brazlândia, o que corresponde a 57% do esperado”, ressaltou.
Em relação aos termômetros, o Inmet acrescenta que a mínima chegou aos 17°C na madrugada, enquanto na parte da tarde, a máxima pode chegar aos 30°C. No DF, a umidade fica entre 40% e 95% ao longo do dia.
Fonte: Correio Braziliense
Siga nossas redes sociais
https://linktr.ee/jornaltaguacei
https://linktr.ee/ceilandiaemalerta