Ir para o conteúdo
Casa DF Projeto social idealizado por Lu Alckmin muda as vidas de 2,1 mil pessoas
DF

Projeto social idealizado por Lu Alckmin muda as vidas de 2,1 mil pessoas

Compartilhar
Compartilhar

A Padaria Artesanal celebra o primeiro aniversário em Brasília. A iniciativa de Lu Alckmin mudou a realidade de mais de 2,1 mil pessoas, que aprenderam um ofício para ter uma fonte de renda

Lu Alckmin comemorou os resultados da iniciativa que ensina a produção de pães sem conservantes químicos e tem 63 unidades no país -  (crédito: Fotos: Ed Alves/CB/D.A Press)

Lu Alckmin comemorou os resultados da iniciativa que ensina a produção de pães sem conservantes químicos e tem 63 unidades no país – (crédito: Fotos: Ed Alves/CB/D.A Press)

A Padaria Artesanal, idealizada por Lu Alckmin, esposa do vice-presidente Geraldo Alckmin, celebrou um ano de atividades no Distrito Federal. Além do aniversário, também foi celebrado o lançamento oficial do site do projeto, que tem o objetivo de ser uma plataforma informativa para as pessoas interessadas em fazer parte da iniciativa. A cerimônia foi realizada ontem na Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês, na Quadra 615 Sul. 

O projeto foi criado com o intuito de realizar uma capacitação profissional que ensina a produção de pães nutritivos e sem conservantes químicos, como oportunidade de geração de renda para os inscritos. Desde sua implementação na capital, em novembro de 2023, estabeleceu 41 unidades no DF e Entorno. Mais de 2,1 mil pessoas foram beneficiadas com o curso. A Padaria Artesanal conta com 63 unidades em todo o país.

Na ocasião, Lu Alckmin destacou o impacto da proposta. “Estou muito feliz porque os nossos resultados são maravilhosos aqui e em outras regiões do país. Só tenho a agradecer aos parceiros e voluntários que acreditaram no projeto e fizeram do meu sonho uma realidade para centenas de famílias brasileiras”, afirmou.

Com duração de oito horas, em apenas um dia, o curso ensina os alunos a fazerem 10 tipos de pães, por meio de técnicas básicas e com instrumentos comuns de uma cozinha domiciliar. Lu Alckmin também enfatizou que os aprendizes se tornam multiplicadores com a missão de levar o conhecimento para outras pessoas. “São pães saborosos, nutritivos e de alto valor comercial, que poderão estar na mesa das famílias, ou serem usadas para complementar suas rendas”, afirmou.

Dignidade

O evento teve a presença do cardeal arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, e do frei Elionaldo Ecione.

Dom Paulo ressaltou a importância de ações solidárias. “São os pequenos começos que dignificam muitas pessoas. O projeto permite que famílias vivam com dignidade, produzindo seu próprio sustento. Estamos alegres em poder fazer o bem”, celebrou.

Responsável pela paróquia anfitriã, frei Elionaldo Ecione comemorou os resultados do projeto. “Eu me sinto orgulhoso de estar à frente de uma comunidade que protagoniza um trabalho tão transformador. É uma alegria fazer parte dessas histórias de mudança”, disse.

Expansão

Irmã Keiko, do Santuário da Mãe Rainha, participou do curso e revelou os planos de expansão do projeto para o Itapuã, onde sua igreja atua. “Estamos formando mais pessoas para levar o conhecimento à nossa área, que é bastante carente. Temos muita procura, e o curso tem gerado ótimos recursos para nossas ações sociais”, relatou.

Voluntária do Santuário da Mãe Rainha e ex-aluna da Padaria Artesanal, Rosângela Dias observou como a experiência foi transformadora. “Foi um aprendizado maravilhoso, quase uma terapia. Hoje, além de aplicar em casa o que aprendi, ajudo como voluntária. É gratificante ver as pessoas aceitando, comprando e valorizando o que produzimos”, declarou.

 12/12/2024 Credito: Ed Alves/CB/DA.Press. Cidades. Projeto Padaria Artesanal - Da Segunda-Dama do Brasil Lu Alckmin. Primeiro Ano de Atuação do DF, Contou com a Presença do Cardela Dom Paulo Cezar Costa. Na paroquia Sagrado Mercês. Na foto, Irmã Keiko e Rosangela Dias.
Irmã Keiko e Rosângela Dias agradecem por terem feito o curso(foto: Ed Alves/CB/DA.Press)

Plataforma

O site oficial da Padaria Artesanal foi desenvolvido em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Segundo Tiago Braga, diretor do IBICT, a plataforma foi construída de forma coletiva. “Usamos tecnologias abertas, que aproximam a ciência e a sociedade. Ele oferece informações completas sobre as unidades, abrangência do projeto, depoimentos de sucesso e contato direto para interessados em se increverem”, explica.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Lula assina MP que zera conta de luz para 16 milhões e amplia benefícios a 60 milhões de brasileiros

    Lula assina MP que zera conta de luz para 16 milhões e amplia benefícios a 60 milhões de brasileiros

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta quarta-feira (21) uma medida provisória que promove ampla reformulação no setor elétrico, com foco na população de baixa renda, informa a Folha de S. Paulo. A medida, apresentada a parlamentares em reunião no Palácio do Planalto, prevê isenção total da tarifa de energia para cerca…


  • Capitais do Nordeste têm alerta de grande perigo em função de fortes chuvas

    Capitais do Nordeste têm alerta de grande perigo em função de fortes chuvas

    João Pessoa, Recife e Maceió estão sob alerta. Em Maceió cerca de 100 pessoas tiveram que sair de casa Fortes chuvas atingem o Nordeste do Brasil e têm gerado impactos em algumas cidades, como nas capitais Recife e Maceió. O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu alerta de grande perigo em função das tempestades. O alerta abrange as…


  • CCJ aprova fim da reeleição e unificação das eleições a partir de 2034

    CCJ aprova fim da reeleição e unificação das eleições a partir de 2034

    Proposta de emenda à Constituição extingue a reeleição para cargos do Executivo e altera duração dos mandatos. Mudanças ainda dependem da votação no plenário do Senado e, depois, da Câmara A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (21/5) o texto-base da proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com…


Compartilhar
Compartilhado por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
DF

Semana S tem shows e serviços de saúde, nutrição e beleza neste sábado (17) no DF; veja como participar

A Semana S do Comércio traz shows de Solange Almeida, Ju Marques, Isa Buzzi...

DF

Índice de Gini: DF tem maior concentração de renda do país, diz IBGE

Mesmo com o maior rendimento médio mensal real domiciliar per capita do...

DF

TCDF: obras públicas do DF serão fiscalizadas com imagens de satélite

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) firmou uma parceria com...

DF

Arquitetos do DF avaliam doação do acervo do Lucio Costa para Portugal

A família deLucio Costa, um dos responsáveis pela construção de Brasília, doou o...