Ir para o conteúdo
Casa Política Governo Apesar das turbulências, Prates mostra resiliência no comando da Petrobras
Governo

Apesar das turbulências, Prates mostra resiliência no comando da Petrobras

Compartilhar
Compartilhar

Presidente da Petrobras resiste à fritura, enquanto indicado de Silveira ao conselho da estatal é afastado pela Justiça

Depois de sobreviver à pressão e quase perder o cargo, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, aposta na continuidade. Mas isso não significa que a estatal esteja livre de turbulências.

De demissionário no início da semana, Prates chegou à sexta-feira ainda no cargo, por ora. A interferência do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o recuo do ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, contribuíram para a sobrevida do presidente da Petrobras no Palácio do Planalto. Dentro da empresa, fontes afirmam que o clima é de normalidade, considerando que há sempre “uma crise por dia para lidar”.

Mas outros fatores podem provocar instabilidade na estatal. O mais recente é a decisão judicial, em caráter liminar, que afastou o presidente do Conselho de Administração, Pietro Mendes. O dirigente é pessoa de confiança de Silveira na empresa, mas a eventual saída dele do Conselho se tornaria um problema para Prates.

O afastamento definitivo de Pietro Mendes abriria a possibilidade de os acionistas minoritários escolherem um nome para interino. Assim, haveria o risco de o governo perder o controle do Conselho, o que seria mais um revés grave para Prates, já desgastado na Esplanada dos Ministérios e no Palácio do Planalto.

Na última quinta-feira, decisão liminar do juiz Paulo Cezar Neves Junior, da 21ª Vara Federal de São Paulo, determinou o afastamento Pietro Mendes de qualquer atividade no Conselho de Administração da Petrobras.

A decisão atendeu ao pedido do deputado estadual Leo Siqueira (Novo-SP), que, em uma ação civil pública, argumenta que há conflito de interesse na atuação de Mendes, já que ele também é secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME). Como subordinado de Silveira, ele é o principal nome do ministro na direção da empresa.

O caso deve levar ao recuo dos entusiastas do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, que primeiro foi cotado para a presidência da empresa e depois para assumir uma cadeira no Conselho. Se isso reduz ainda mais qualquer pretendente ao lugar de Prates, o desequilíbrio das forças políticas na direção da empresa pode se tornar um problema maior e colocar, de novo, pressão para sua saída.

Sobre o afastamento do auxiliar próximo, Silveira disse que espera seu retorno em breve. “Decisão judicial naturalmente se cumpre e se recorre, já que uma decisão de primeira instância. Foi tomada a mesma decisão no ano passado contra outro conselheiro e essa decisão foi revista”, observou o ministro, durante evento no Rio de Janeiro. Em comunicado ao mercado, a empresa disse que irá recorrer da decisão que considera inapropriada.

Entre uma crise e outra, Prates busca mostrar resultados da gestão. Em um evento da Abespetro (Associação Brasileira das Empresas de Bens e Serviços de Petróleo), na quinta-feira, na primeira aparição depois da fritura, fez questão de anunciar a descoberta de uma nova reserva de óleo na Margem Equatorial.

“Fizemos uma avaliação pré-operacional e um teste simulado perfeito em Potiguar. Tem petróleo lá. Vamos enfrentar esse debate seriamente. Todos os requisitos do Ibama foram atendidos. Essa pode ser a última grande fronteira promissora de petróleo do Brasil. E isso é importante”, disse o presidente da petroleira.

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Compartilhado por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Lula critica gastos com guerras e pede financiamento no combate à fome

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne, nesta segunda-feira (19/5), com...

Lula assina decreto que proíbe cursos 100% on-line de Medicina, Enfermagem e Direito

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta segunda-feira (19/5) um decreto que...

Lula participará da Marcha dos Prefeitos na terça-feira em Brasília

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa, na terça-feira,...

Comandante da Marinha assume interinamente Ministério da Defesa

O almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, atual comandante da Marinha do...