Com ‘romaria poética’, artistas levam música e cordel de graça a regiões do DF
“Muito mais do que palavras, a poesia é essência”: este é o lema da primeira edição do projeto Romaria Poética, sarau poético-musical que circula pelas regiões de Ceilândia e Samambaia, no Distrito Federal, desde novembro.
As apresentações ocorrem em feiras, praças, escolas e lugares públicos de grande circulação, gratuitamente, até 24 de fevereiro. Segundo a produção, é ideia é levar cultura para “onde o povo está”.
O projeto pretende destacar a poesia popular brasileira dentro do quadradinho. Para isso, apresenta diversos poetas e músicos locais e nacionais, do repente, da literatura de cordel e do causo – histórias fantásticas contadas com entonação, ritmo, sotaque e expressões interioranas (veja programação abaixo).
A coordenadora do evento, Margô Oliveira, explica que a preocupação que acompanha os artistas é a de levar, sempre, a cultura popular às regiões carentes. “Essas comunidades têm dificuldade em acessar a cultura.” E completa: “Elas não conhecem os artistas da própria cidade, nunca viram um poeta declamando”.
Artistas tradicionais como Domício Chaves, Chico Repentista, Cumpadi Ancelmo, Cacá Poeta, Paulo Matricó, Vicente Sá, Lília Diniz, Carlos Araújo e Donne Pitalurgh, que há muito preechem Brasília com a voz e música, participam do projeto. Todas as apresentações são acompanhadas, ainda, pelo grupo brasiliense Taleta de Bambu.
Artistas do projeto Romaria Poética — Foto: Joelma Bomfim/Divulgação.
Fonte: G1.