STF defende que CLDF pode convocar procurador em casos de investigação
O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) validou trecho da Lei Orgânica do Distrito Federal que dá à Câmara Legislativa (CLDF) a prerrogativa de convocar o procurador-geral do DF para prestar informações sobre assuntos previamente determinados. A decisão foi tomada no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6725 nessa segunda-feira (13/1).
Na ação, a Procuradoria-Geral da República (PGR) questionava trechos da Lei Orgânica do Distrito Federal que tratam da possibilidade do Poder Legislativo para convocar autoridades, da tipificação de condutas como crimes de responsabilidade e dos procedimentos para processamento e julgamento dessas infrações.
Uma das previsões é a de que a ausência à convocação sem justificativa adequada caracteriza crime de responsabilidade.
A PGR afirmava que a norma violava o princípio da separação dos Poderes e invadia a competência privativa da União para regulamentar e processar crimes de responsabilidade.
Julgamento
Em relação à convocação do procurador-geral, prevaleceu no julgamento o voto do ministro Gilmar Mendes. Ele observou que, no plano federal, o artigo 50 da Constituição Federal estabelece que o poder convocatório do Legislativo é exercido sobre as autoridades diretamente ligadas ao chefe do Poder Executivo. Essa previsão é de reprodução obrigatória pelos estados e pelo DF, que não podem ampliá-la.
Como o cargo de procurador-geral do DF é diretamente subordinado ao governador, a prerrogativa da Câmara Legislativa de convocá-lo é constitucional, frisou a decisão.
De acordo com o ministro, essa é a mesma sistemática observada no âmbito federal, uma vez que o chefe da Advocacia-Geral da União está sujeito a convocação do Congresso Nacional para prestar informações e esclarecimentos sobre assunto previamente determinado.
Ficaram vencidos, os ministros Dias Toffoli (relator), Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Luiz Fux.
Com informações do portal Metrópoles
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Imposto zero para alimentos da cesta básica vai aliviar bolso dos mais pobres
Medida, que beneficia diretamente a população de baixa renda, começa a valer em 2027 e é vista como avanço no combate à fome Notícia boa para o bolso dos brasileiros. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o Projeto de Lei Complementar (PLC nº 68/2024) que regulamenta a Reforma Tributária. A medida representa um importante passo…
-
GDF vai lançar plano para combater a intolerância religiosa
Entre outras medidas, o plano prevê a realização de campanhas de conscientização com o objetivo de promover o respeito à diversidade religiosa O Governo do Distrito Federal (GDF) vai lançar o Plano Distrital de Combate à Intolerância Religiosa, uma iniciativa pioneira no país que visa prevenir e combater crimes de ódio motivados pela religião. A…
-
Cartão Pdaf dará autonomia e agilidade no acesso a recursos para escolas
O programa tem o objetivo de garantir às escolas mais agilidade e eficiência no acesso aos recursos necessários A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) iniciou, no mês de janeiro, a entrega do Cartão do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (Pdaf) às escolas, iniciativa que viabilizará a gestão de R$ 225,4 milhões em…