Ir para o conteúdo
Casa Combustíveis Vendas de etanol no mercado interno atingem maior valor desde 2019
Combustíveis

Vendas de etanol no mercado interno atingem maior valor desde 2019

Compartilhar
Compartilhar

Comercialização do combustível totalizou 3 bilhões de litros vendidos no primeiro mês do ano, o que representa um aumento de 38,2% em relação ao mesmo período em 2023

As vendas de etanol continuaram a subir no primeiro mês do ano. De acordo com dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), pelo menos 3 bilhões de litros foram vendidos em janeiro. A estatística representa um aumento de 38,2% na comparação com janeiro de 2023.

Com isso, o álcool atingiu o maior número de vendas registradas em um mês desde outubro de 2020. Segundo a associação, o resultado é fruto de um aumento mais forte na quantidade de etanol anidro e hidratado vendidos na 2ª quinzena de janeiro. Ao todo, o volume comercializado de etanol anidro no período foi de 1,11 bilhão de litros (+1,3%) enquanto o etanol hidratado registrou venda de 1,89 bilhão de litros (+75,5%).

Ao analisar apenas o mercado doméstico, as vendas de etanol hidratado em janeiro atingiram 1,77 bilhão de litros, o que representa um aumento de 75% em relação ao mesmo mês do ano passado. Já a variação das vendas de etanol anidro foi relativamente mais modesta, com avanço de 6,5%, e 1,03 bilhão de litros comercializados.

Dessa forma, o volume de etanol vendido no mercado interno bateu recorde e ultrapassou a marca de 2,8 bilhões de litros, o maior desde outubro de 2019. No acumulado desde o início desta safra, as vendas de etanol já somam 26,95 bilhões de litros, o que indica um aumento de 9,37%.

De acordo com a Unica, que contabiliza e divulga os dados, o resultado positivo reflete a competitividade do biocombustível nas bombas, que já dura meses. Na semana passada, dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP) indicaram uma paridade média de 61,7% entre o preço do etanol hidratado e o da gasolina C, que é vendida nas bombas.

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Compartilhado por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Preço do diesel terá redução em abril, anuncia Petrobras

Paulo Tavares, presidente do Sindicombustíveis-DF, explicou que a redução é para acompanhar...

Lula critica alta de combustíveis: “Povo assaltado pelo intermediário”

Preço médio da gasolina comum no Brasil foi de R$ 6,37 na...

Valor do diesel aumenta frete rodoviário e vai pesar no preço dos alimentos; entenda

País é dependente do transporte rodoviário e alteração no preço do combustível...

Entenda por que o litro da gasolina subiu e chegou a R$ 6,19 no DF

Segundo o Sindicato dos Postos, a alta no preço do combustível nas...