Parlamentares dizem estar preocupados com o PL do GDF que busca transformar o Hospital de Base em instituto
O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, entregou ontem (14) à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) o projeto de lei que transforma o Hospital de Base em instituto. De acordo com a assessoria de imprensa da Casa, o governador foi pessoalmente a CLDF fazer a entrega do projeto que também foi defendido e elogiado pelo líder do governo, o deputado Rodrigo Delmasso (Podemos).
Para Delmasso, afirma a assessoria, a mudança do hospital para a modalidade de instituto “trará muitos benefícios para a cidade”. Com a mudança, afirmou o parlamentar, será possível permitir contratação de serviços e suprimentos sem as exigências da chamada Lei das Licitações.
Delmasso lembrou que transformar o hospital em instituto seguirá o mesmo molde do já utilizado pelo Hospital Sarah Kubitscheck.
Preocupação
O distrital Wasny de Roure (PT) manifestou preocupação com a mudança. Segundo ele, o procedimento pode acarretar em mais crises para a saúde pública do Distrito Federal. “Wasny ponderou que o Estado levou anos para aprimorar o processo de licitação e a contratação por meio de concurso público e que a retirada destes pontos não deve melhorar a gestão do hospital”, informou a assessoria da CLDF.
Roure sugeriu que antes de se apreciar o projeto em plenário, escute, por meio de audiências públicas, os usuários e trabalhadores do hospital para saber seus respectivos posicionamentos em relação à mudança.
Outro que se posicionou contra o projeto foi o deputado distrital, Chico Vigilante (PT). Para ele, o modelo proposto pelo governo não é semelhante ao do Sarah Kubitscheck. Este receberia recursos diretamente do Tesouro Nacional sem precisar passar pelo SUS. E afirmou, segundo a assessoria da Casa, que não irá aceitar a mudança sem antes discutir o projeto com a população e os profissionais que atuam no hospital.