Ir para o conteúdo
Casa Política Após fórum com Lula, China isenta brasileiros de visto para até 30 dias
PolíticaTurismo

Após fórum com Lula, China isenta brasileiros de visto para até 30 dias

Compartilhar
Compartilhar

A medida, que tem início a partir de 1º de junho, vale também para Argentina, Chile, Peru e Uruguai, e foi anunciada por ocasião do Fórum Celac-China, realizado em Pequim nesta semana

O governo chinês anunciou nesta quinta-feira (15/5) que brasileiros e moradores de outros quatro países da América do Sul ficarão isentos da necessidade de visto para viagens de até 30 dias. A medida passa a valer no dia 1º de junho.

A decisão foi mencionada pelo presidente da China, Xi Jinping, durante o Fórum China-Celac, em Pequim, na terça-feira (13), mas foi detalhada hoje durante coletiva de imprensa pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Lin Jian.

“Para facilitar as viagens transfronteiriças, a China decidiu incluir mais países em seu programa de isenção de visto, e estender a política para cidadãos com passaportes comuns do Brasil, Argentina, Chile, Peru e Uruguai por um período de testes entre 1º de junho de 2025 e 31 de maio de 2026”, disse Lin.

A isenção vale para viagens com duração de até 30 dias, seja para negócios, turismo, visita a familiares ou amigos, intercâmbio ou trânsito. Segundo o site da Embaixada da China em Brasília, o preço para emissão do visto é de R$ 475.

“A China continua comprometida com uma abertura de alto nível e tomará mais medidas para facilitar viagens entre a China e outros países. Nós queremos que mais amigos estrangeiros se beneficiem da isenção e de outras políticas de facilitação dos vistos”, acrescentou o porta-voz.

Lula esteve no país asiático nesta semana

A isenção foi mencionada inicialmente por Xi Jinping durante seu discurso a líderes da América Latina e do Caribe na terça, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Para facilitar as trocas amigáveis, a China decidiu implementar uma isenção de visto para cinco países Celac como um primeiro passo, e vai expandir a cobertura dessa política em seu devido tempo”, reforçou Xi. 

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Compartilhado por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

“Doa em quem doer, essa investigação vai até o fim”, diz ministro da Previdência

Wolney Queiroz presta esclarecimentos em audiência pública no Senado sobre o esquema...

Emendas: Dino reforça necessidade da autoria nas alterações orçamentárias

Em nova decisão, o ministro acata as razões apresentadas pela Câmara e...

Ministro da Previdência é ouvido no Senado sobre fraudes no INSS

A audiência foi solicitada pelos senadores Sergio Moro (União-PR), Dr Hiran (PP-RR)...

Bets: parlamentares querem pacote de projetos de lei para restringir apostas

Parlamentares apresentam propostas como o endurecimento de regras sobre publicidade dos jogos...