Ir para o conteúdo
Casa Legislação Câmara Legislativa recebe classificação de excelência no Radar da Transparência
Legislação

Câmara Legislativa recebe classificação de excelência no Radar da Transparência

Compartilhar
Compartilhar

No ano passado, a Câmara havia sido classificada na categoria ouro, e, em 2022, na categoria prata

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) atingiu a categoria diamante no Programa Nacional de Transparência Pública (Radar da Transparência), a mais elevada do levantamento feito pela Associação de Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). O índice de transparência da Casa foi de 98,84%, conforme critérios de avaliação adotados pela entidade.

O Radar da Transparência Pública é atualizado anualmente. No ano passado, a Câmara havia sido classificada na categoria ouro, e, em 2022, na categoria prata. Entre os critérios avaliados pela pesquisa, a CLDF recebeu nota máxima em acessibilidade, convênios e transferências, despesa, informações institucionais, informações prioritárias, obras, ouvidoria e SIC. A coordenação dos trabalhos visando avançar a transparência da Casa foi feita pela Diretoria de Modernização e Inovação Digital (DMI), vinculada à Vice-Presidência.

“O resultado é fruto do trabalho diuturno dos servidores da Câmara Legislativa para ampliar a transparência e possibilitar à população do Distrito Federal efetuar o controle externo e a fiscalização dos trabalhos legislativos. Um reconhecimento ao esforço para consolidar a CLDF como a Casa da transparência”, afirma o presidente da CLDF, Wellington Luiz (MDB).

“Alcançar o mais alto nível no Radar da Transparência Pública vai além do reconhecimento formal. É a demonstração do comprometimento da CLDF com a transparência ativa, ou seja, com o compromisso de levar à população as informações sobre o trabalho dos distritais e aproximar os cidadãos do legislativo. Afinal, todos têm o direito de saber como os recursos geridos e as decisões públicas são tomadas”, explica o vice-presidente da CLDF, deputado distrital Ricardo Vale (PT).

O avanço da CLDF no Radar, em relação a 2023, se deu principalmente pela melhoria nos índices ligados aos critérios de licitações, acessibilidade e SIC. Além do levantamento da Atricon, a CLDF também foi apontada como a Casa Legislativa mais transparente do Brasil, conforme o Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), da Transparência Internacional – Brasil.

Agência CLDF

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Inscrições para a seleção estudantil da UnDF são prorrogadas até 25 de maio

    Inscrições para a seleção estudantil da UnDF são prorrogadas até 25 de maio

    As inscrições para o processo seletivo estudantil 2025 da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF) foram prorrogadas até o dia 25 deste mês. Interessados em ingressar na universidade pública distrital devem fazer a inscrição exclusivamente pela internet.  O novo cronograma da seleção está disponível no site da universidade.   O edital do processo seletivo estudantil…


  • Museu de Arte de Brasília promove oficina de geometria para estudantes de Ceilândia

    Museu de Arte de Brasília promove oficina de geometria para estudantes de Ceilândia

    Nesta segunda-feira (19), o MAB Educativo, projeto do Museu de Arte de Brasília, recebeu 60 estudantes do 9º ano do Centro de Ensino Fundamental 14 de Ceilândia, para uma oficina de geometria inspirada nas obras de Athos Bulcão. O projeto, apoiado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa…


  • Ministro garante segurança no consumo de frango e ovos no Brasil

    Ministro garante segurança no consumo de frango e ovos no Brasil

    Em meio à repercussão do caso de gripe aviária registrado em uma granja comercial no Rio Grande do Sul — o que levou a suspensão das vendas de produtos avícolas brasileiros para diversos países —, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou nesta segunda-feira (19/5) que o consumo de carne de frango e ovos no Brasil…


Compartilhar
Compartilhado por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Senado aprova cota de 30% em concursos para negros e indígenas

O Senado aprovou hoje (7) o Projeto de Lei 1.958/2021, que reserva...

Projeto prevê centros com suporte 24h a mulheres vítimas de violência

Um projeto de lei apresentado nessa segunda-feira (14/4) na Câmara Legislativa (CLDF) quer instituir...

Sancionada a lei de loteamento de acesso controlado no Distrito Federal

O governador Ibaneis Rocha sancionou a Lei Complementar nº 1.044, que trata dos...

Senado aprova PL que obriga acusado de violência a usar tornozeleira

O plenário do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (26/3), um projeto de lei (PL)...