A Associação de Combustíveis Renováveis (RFA, na sigla em inglês), que representa a indústria de etanol nos Estados Unidos, espera que o presidente norte-americano, Donald Trump, aplique uma tarifa recíproca ao biocombustível produzido no Brasil. Em comunicado, a associação agradeceu Trump “por seu compromisso em restabelecer uma relação comercial justa e recíproca para o etanol entre os Estados Unidos e o Brasil”.
Na quinta-feira, 13, ao anunciar um plano abrangente para a implementação de tarifas recíprocas, a Casa Branca citou a tarifa do Brasil sobre o etanol americano como um exemplo específico de tratamento não recíproco aos EUA.
A tarifa brasileira sobre o etanol dos EUA é de 18%, enquanto o produto brasileiro é tarifado em cerca de 2% no país.
“Há quase uma década, temos gastado tempo e recursos preciosos combatendo um regime tarifário injusto e injustificado imposto pelo governo brasileiro às importações de etanol dos EUA”, disse no comunicado o presidente e CEO da RFA, Geoff Cooper. “O mais irônico é que essas barreiras tarifárias foram erguidas contra o etanol americano enquanto nosso país tem aceitado – e até incentivado – importações de etanol do Brasil.”
Segundo a RFA, como resultado dessas tarifas, as exportações norte-americanas de etanol para o Brasil praticamente desapareceram nos últimos anos.
Cooper destacou que as exportações de etanol dos EUA para o Brasil caíram de 489 milhões de galões (1,85 bilhão de litros) em 2018, com um valor de US$ 761 milhões, para apenas 28 milhões de galões (106 milhões de litros) em 2024, avaliados em US$ 53 milhões.
Com informações do Jornal de Brasília
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Autistas poderão concorrer às vagas de pessoas com deficiência em concursos
Em reunião na tarde desta terça-feira (22), a Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) da Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou o projeto de lei nº 706/2023, do deputado Eduardo Pedrosa (União), que altera a legislação para assegurar à pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com Síndrome de Down (SD) e com doenças…
Supermercado Caprichoso se prepara para iniciar mês de maio com várias promoções e muitas novidades; confira
O mês de maio nem começou, mas o supermercado Caprichoso, no P Norte, em Ceilândia já se prepara para atender seus clientes com muitas novidades e diversas promoções. Como já é de conhecimento de nossos leitores, o Caprichoso é a “despensa da dona de casa”. Sua variedade de itens e gêneros alimentícios, faz do Caprichoso…
Justiça determina afastamento do presidente do INSS
Alessandro Stefanutto é um dos alvos da Operação Sem Desconto A Justiça Federal determinou o afastamento do presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, um dos alvos da operação que a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram na manhã desta quarta-feira (23). Batizada de Operação Sem Desconto, a…
Deixe um comentário