
Chico Vigilante critica uso de fake news sobre enchentes no RS; ‘é lamentável que a extrema direita use uma tragédia da maneira que estão usando descaradamente, de forma covarde’
Ao fazer uso da palavra durante sessão na Câmara Legislativa do Distrito Federa (CLDF), o deputado distrital Chico Vigilante (PT), disse que o uso de fake news sobre assuntos relacionados às enchentes no estado de Rio Grande do Sul é uma forma “covarde” de relatar a tragédia.
Segundo o distrital, as notícias falsas estão sendo usadas até mesmo por políticos da extrema direita que, de forma indiscriminada, divulga conteúdos supostamente jornalísticos, mas que não correspondem com a verdadeira realidade das dificuldades enfrentadas pelo povo gaúcho.
“É lamentável que a extrema direita brasileira use uma tragédia desta maneira descarada, de forma covarde”, afirmou.

O deputado elencou algumas notícias falsas divulgadas nos últimos dias e que já foram desmentidas oficialmente, seja pelo governo do Rio Grande do Sul ou pelo governo federal.
A primeira delas, segundo Chico Vigilante, foi a informação de que dizer que o Brasil estaria impedindo Portugal de enviar doações para os atingidos pelas enchentes.
A informação foi repassada, segundo Vigilante, por um político português de extrema direita.
Outra notícia falsa relatada pelo distrital é com relação ao trabalho das Forças Armadas na região. Segundo Vigilante, não é verdadeiro que o Exército só teria mandado três helicópteros para ajudar no resgate das vítimas. “A Marinha, o Exército, a Aeronáutica mando centenas de helicópteros, carros anfíbios, está com o maior navio da Marinha lá no porto de Rio Grande buscando o atendimento daquela população”, lembrou.
Vigilante também rebateu a informação de que Anvisa tenha barrado o envio de remédios para o Rio Grande do Sul, como também é falso dizer que governo do Rio Grande do Sul esteja exigindo que voluntários apresentem documentos de habilitação para pilotar barcos.

O concluir seu discurso, o distrital voltou a criticar a postura dos políticos de direita que, segundo ele, não sabem fazer política com base na realidade justamente porque não apresentam soluções para nenhum tipo de problema, preferindo alardear a população com informações que não são de utilidade pública.
“Essa é exatamente a postura da extrema direita que não tem que ser discutida, tem que ser combatida pelo mal que presta à nação brasileira”, afirmou Vigilante ao defender que o Ministério da Justiça e Segurança Pública investigue os políticos e influenciadores digitais responsáveis pela divulgação dessas notícias.
Chegou a 151 o número de vítimas dos temporais e enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul entre o fim de abril e a primeira quinzena de maio. Conforme o relatório da Defesa Civil divulgado na manhã desta quinta-feira (16), 104 pessoas estão desaparecidas.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Festival que destaca empreendedorismo de mulheres será realizado neste sábado (5) em Ceilândia
- Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central
- Bancos de leite humano: Férias e feriados são períodos de maior necessidade de doação no DF
- TRF-1 absolve escritório de Ibaneis em caso de contrato na Bahia
- Violência doméstica: “A casa é o ambiente mais inseguro”, diz promotora