“Nunca perguntei partido”, diz Pimenta sobre críticas de politização da tragédia no RS
Em entrevista ao Globo, Paulo Pimenta, ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), rebateu críticas sobre politização da tragédia que assolou o Rio Grande do Sul após chuvas intensas no estado gaúcho. “Nunca perguntei partido de prefeito”, disse:
Qual sua prioridade como ministro extraordinário do Rio Grande do Sul?
Constituir uma parceria com governo do estado, com as prefeituras, com as diversas representantes da sociedade, para que juntos possamos construir plano de reconstrução do Rio Grande do Sul, onde fique claro os papéis de cada um. Não será um ministério executor, serei articulador. Quem executa é cada ministério.
Há uma reclamação de prefeitos sobre demora na chegada de recursos. Como resolver isso?
Hoje qualquer prefeito pode, em menos de 24 horas, ter um plano de trabalho aprovado para receber recurso. Quero dar orientação e também facilitar para que os prefeitos saibam como agir de forma adequada. (…)
A oposição criticou sua escolha, uma vez que o nome do senhor costuma ser lembrado para disputar o governo estadual em 2026. O senhor vê algum conflito político na função?
Em primeiro lugar, não pretendo misturar agenda institucional e trabalho do governo com debate da eleição de 2026. Sei diferenciar as coisas e em nenhum momento vou abdicar do que precisa ser feito. O que eu farei em 2026 é uma discussão que não será colocada agora.
O Rio Grande do Sul tem diversos prefeitos bolsonaristas que fazem oposição ao governo. O senhor tentará se aproximar deles?
Nunca perguntei partido de prefeito, nunca perguntei partido de vereador. Minha função é institucional, estabeleço uma relação republicana e isso não vai mudar.
O senhor acredita que as ações anunciadas para o RS podem impactar positivamente na popularidade do presidente?
A gente não está preocupado com a popularidade do presidente nessa hora. (…)
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Swedenberger do Nascimento, o Berger, participa da sessão na CLDF que celebra os 30 anos do primeiro governo do PT no DF
- Ex-governador do DF, Cristovam Buarque, participa de sessão na CLDF que homenageia os 30 anos de seus governo na capital federal
- Ricardo Vale participa das comemorações dos 30 anos da eleição do 1º governo do PT no DF
- Gonet decide apresentar denúncia contra Bolsonaro apenas em 2025
- Governador Ibaneis Rocha assina decreto que cria, na Polícia Civil, a Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento