Ir para o conteúdo
Casa Saúde Casos de gripe aumentam 685% em menos de quinze dias no DF
Saúde

Casos de gripe aumentam 685% em menos de quinze dias no DF

Compartilhar
Compartilhar

Dezesseis mil pessoas procuraram atendimento com sintomas gripais em unidades de saúde do DF. Vacinação será ampliada

Com a chegada do frio ao Distrito Federal, clima que deve persistir até agosto, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os atendimentos por sintomas gripais cresceram, significativamente, na rede pública de saúde. Na primeira quinzena de maio, mais de 16 mil pessoas procuraram os centros médicos por queixas com problemas respiratórias. No dia 1º do mês foram registradas 221 consultas. Na última quarta-feira (14/5), esse número saltou para 1.735, um aumento de 685%.

A Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) informou que, desde o início da campanha de imunização, em 25 de março, foram aplicadas mais de 272 mil doses de influenza trivalente em grupos prioritários. Essas pessoas, que seguem com direito à vacinação gratuita, incluem idosos, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, professores das redes pública e privada, povos indígenas e quilombolas, profissionais da saúde, população privada de liberdade, membros das Forças Armadas, pacientes com doenças crônicas e pessoas em situação de rua.

Em meio ao crescimento dos casos, a vacinação contra a gripe será ampliada. A partir de segunda-feira, todos os indivíduos com mais de seis meses de idade também poderão receber a picada dos imunizantes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da região. A meta do Governo do Distrito Federal (GDF) é ampliar a cobertura vacinal e reduzir complicações, internações e óbitos causados pelo vírus influenza.

A vacina deste ano oferece proteção contra os vírus H1N1, H3N2 e B. Ela pode ser recebida, simultaneamente, a outras previstas no calendário vacinal. Para acessar a dose, basta procurar uma das 164 salas de vacina nas UBSs da capital federal levando um documento de identificação e, se possível, a caderneta com registros de imunizantes recebidos. A lista de postos está disponível no site da Secretaria de Saúde (SES-DF).

Proteção

A biomédica Lídia Santana, 43 anos, foi uma das pessoas que procuraram a UBS 1, na Asa Sul. Ela reforçou a importância da imunização e de pensar no coletivo. “A vacina é necessária e salva vidas, tanto a minha como de toda a população. Como começou o tempo frio, também nos protege contra as cepas mais perigosas. Eu acho fundamental tomar. Todo o ano eu tomo e sempre deixo meu caderno em dia”, recomendou.

Para a estudante de medicina Giovana Oliveira, 23, o vacinar vai além da proteção individual. “É um papel social. Busco sempre manter minhas vacinas em dia por ser profissional da saúde, mas para promover a imunidade coletiva, o chamado efeito manada. É bom ver que, mesmo com fila, há interesse das pessoas em se proteger”, reforçou.

O aposentado Miguel Murila, 71, foi à UBS 1 em busca da imunização específica da dengue, mas aproveitou para se proteger contra a gripe. “A vacina é um dos métodos mais eficientes que a gente conhece. Sempre procuro manter em dia. Temos que ter as vacinas em dia para que o nosso corpo tenha suas defesas naturais e possamos ficar fortes e menos debilitados”, enfatizou.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Compartilhado por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Lula anuncia crédito para reformas e acesso a médicos especialistas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta terça-feira (20), uma...

Fim dos carecas? Cientistas criam produto que faz o cabelo voltar a crescer

Substância, batizada de PP405, mostrou resultados animadores nos primeiros testes em humanos,...

Transplante de bexiga é feito pela primeira vez em paciente humano

Cirurgia inédita beneficiou homem de 41 anos que havia perdido a bexiga...

GDF amplia público do medicamento nirsevimabe, que protege contra infecções respiratórias graves

Recém-nascidos prematuros nascidos a partir de 1º de agosto de 2024 podem...