Ir para o conteúdo
Casa RELAÇÕES INTERNACIONAIS Lula se reaproxima de Cuba, mas dívida do país com BNDES segue pendente
RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Lula se reaproxima de Cuba, mas dívida do país com BNDES segue pendente

Compartilhar
Compartilhar

Presidente participa de cúpula em Havana e encontro é encarado como “simbólico” para autoridades e parlamentares de esquerda

Lula, ao lado de Rosângela da Silva, a Janja, desembarca em Cuba para participar da Cúpula G77 China  -  (crédito: Yamil Lage / AFP)

Lula, ao lado de Rosângela da Silva, a Janja, desembarca em Cuba para participar da Cúpula G77 China – (crédito: Yamil Lage / AFP)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou nesta sexta-feira à noite, em Havana, na primeira visita de um chefe de Estado brasileiro a Cuba desde 2014. O petista vai participar da Cúpula G77 China e também há na agenda da comitiva brasileira promessa de acordos bilaterais, entre os quais, uma nova possibilidade de ajuda do governo para o incremento do controverso Porto de Mariel, construído com recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Por conta, em boa parte, dessa obra, Cuba tem uma dívida com o Brasil na ordem de R$ 2,6 bilhões, que não está sendo paga. O governo cubano pediu às autoridades brasileiras que o país seja flexível na cobrança desse montante. Há expectativa de que Lula faça algum anúncio nesse sentido.

A eleição de Lula reaproxima não só o governo como a esquerda com Cuba. Na última quarta-feira, num dos plenários da Câmara, houve ato com representantes do governo, parlamentares da esquerda e diplomatas de Cuba, China, Coreia do Norte e Venezuela, o que seria impensado nos anos do governo Jair Bolsonaro.

Na reunião, foi reativado o Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Cuba, um país alvo de críticas do bolsonarismo e apontado pelo ex-presidente como uma das “ditaduras” veneradas por petistas, a exemplo da Venezuela e de outros. No encontro, os discursos eram de críticas ao embargo norte-americano a Cuba, que ocorre há 60 anos, elogios ao investimento do governo petista no Porto de Mariel e ataques à gestão de Jair Bolsonaro.

Coordenadora do grupo Brasil-Cuba, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) fez uma defesa enfática do fortalecimento da relação brasileira com o país e criticou a represália do governo dos Estados Unidos a empresas e países que fazem negócios com a ilha. Também afirmou que a gestão Lula vai “restaurar a imagem e a parceria com Cuba, que ficou numa área de sombra nos últimos seis anos”, se referindo aos governos Bolsonaro e Michel Temer (MDB). A também comunista Jandira Feghali (PCdoB-RJ) classificou o grupo Brasil-Cuba como “a frente parlamentar mais ousada desta Casa”.

Novo tempo

Representando o Ministério das Mulheres, a assessora especial da pasta Ana Maria Rocha citou diretamente o governo Bolsonaro e disse que Lula está retomando as relações internacionais com países diversos. “Felizmente, estamos num governo democrático, que restabelece relações internacionais com todos os países para recompor o desenvolvimento do país. A relação com Cuba tem um simbolismo muito grande, de um país alvo de preconceito. A reinstalação desse grupo faz parte desse novo tempo”, ressaltou.

O Itamaraty enviou o ministro Elio de Almeida Cardoso para o relançamento do grupo Brasil-Cuba. Ele é o diretor do Departamento de México, América Central e Caribe do Ministério das Relações Exteriores. O diplomata afirmou que a visita de Lula a Cuba é um marco e um “sinal inequívoco do governo brasileiro em reativar a agenda” com o país. Ele listou áreas potenciais de parceria entre as duas nações e citou a exploração do Porto de Mariel e conhecimentos de biofarmacêutica.

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Lula volta à China em hora de tensão com Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva volta à China nesta semana...

Trump ordena tarifa de 100% sobre filmes produzidos no exterior

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou nesse domingo (4) uma...

China acelera substituição da soja dos EUA pela brasileira, enquanto exportações agrícolas americanas desabam com tarifas

Uma reportagem do Global Times revelou que a crise no comércio agrícola entre Estados Unidos...

Brasil comanda a partir de hoje reunião de chanceleres do BRICS

O encontro de chanceleres do Brics, que acontece nesta segunda (28) e...