Professores protestam após troca de coordenadores regionais de ensino no DF
O Governo do Distrito Federal (GDF) trocou coordenadores e auxiliares das Coordenações Regionais de Ensino (CREs) de três regiões administrativas. Na primeira edição do dia, o Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) registrou mudanças nas regionais do Paranoá e de Santa Maria. Uma edição extra foi publicada à noite e trouxe substituições nos cargos em Ceilândia. Ao todo, 18 pessoas das equipes dessas cidades foram afastadas só nessa quinta.
Professores de escolas públicas ouvidos pelo Metrópoles alegam que o governo não consultou a comunidade escolar antes de fazer as trocas e protestam contra o que dizem ser um processo pouco democrático.
Os diretores de escolas do Paranoá organizaram um ato (foto em destaque) nessa quinta, após tomarem conhecimento de que o então coordenador de ensino da Região Administrativa, Isac Aguiar de Castro, tinha sido exonerado do cargo. Em seu lugar, assume Ranieri Carneiro Falcão.
Dos 33 diretores de escolas públicas da cidade, 31 deles participaram do ato contra a mudança de gestão. Ainda assim, os que conversaram com a reportagem pediram para não ter os nomes revelados, a fim de evitar represálias. No geral, a indignação dos educadores é com a falta de diálogo com a comunidade.
“Nós só pedimos que sejamos ouvidos”, disse uma educadora. Uma diretora reclamou do que chamou de barganha nas CREs. “Estão querendo fazer da educação, mais uma vez, moeda de barganha, moeda de troca. Tiraram um coordenador filho da nossa cidade, que conhece os nossos problemas”, lamentou.
Para outra diretora que participou da manifestação, o maior problema é o momento no qual as trocas acontecem, “no meio de uma pandemia, quando é preciso ter continuidade nas estratégias de ensino para uma retomada, e no meio das férias escolares”.
Outras substituições
Da Regional de Ensino de Santa Maria, saiu o coordenador Augusto César da Silva Freire, que será substituído por Claudiney Formiga Cabral. Em Ceilândia, Marcos Antônio de Sousa deu lugar a Helder Ferreira Gonçalves.
Além dos três coordenadores, seus auxiliares foram substituídos, num total de 18 alterações no comando das três regionais de ensino.
Veja as trocas por região administrativa:
- Regional do Paranoá: Coordenador de ensino e 7 auxiliares
- Regional de Santa Maria: Coordenador de ensino e 4 auxiliares
- Regional de Ceilândia: Coordenador de ensino e 4 auxiliares
Quebra de acordo
Segundo os educadores da rede pública, durante a campanha eleitoral, o governador Ibaneis Rocha (MDB) teria feito um acordo com a categoria, comprometendo-se a aceitar uma lista tríplice para as indicações dos coordenadores regionais de ensino.
Conforme os docentes, esse acordo vem sendo desrespeitado pela gestão do emedebista, que, além das três regionais citadas, já teria feito substituições em Sobradinho, Taguatinga e São Sebastião.
Siga nossas redes sociais
Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: https://jornaltaguacei.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/
Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves
Twiter: https://twitter.com/JTaguacei
Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka
YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber