
Bolsa da Argentina desaba após escândalo de Milei com criptomoeda
O S&P Merval, principal índice da Bolsa de Valores da Argentina, chegou a tombar cerca de 6% no primeiro pregão da semana
O escândalo envolvendo o presidente da Argentina, Javier Milei, e a propaganda de um suposto projeto de investimento baseado na criptomoeda $Libra, derrubou a Bolsa de Valores do país nesta segunda-feira (17/2).
O que aconteceu
- O S&P Merval, principal índice da Bolsa argentina, chegou a tombar cerca de 6% no primeiro pregão da semana, com os investidores tremendo a possível abertura de uma investigação sobre o presidente do país.
- Por volta das 13 horas (pelo horário de Brasília), o principal indicador das ações negociadas na Bolsa de Valores da Argentina recuava 4%, aos 2.292.086,74 pontos.
- Após a publicação do líder argentino, na última sexta-feira (14/2), o valor da criptomoeda recém-lançada disparou rapidamente, mas derreteu horas depois, sugerindo possível fraude.
“A Argentina liberal está crescendo! Este projeto privado será dedicado a incentivar o crescimento da economia argentina por meio do financiamento de pequenas empresas e startups argentinas. O mundo quer investir na Argentina. $LIBRA. Viva a liberdade, porra…!!!”, escreveu Milei no X (antigo Twitter), disponibilizando o link de investimento.
Cerca de 45 minutos após a publicação do presidente argentino, a criptomoeda atingiu valor bilionário no mercado, mas colapsou em velocidade similar.
A divulgação feita por Milei pode torná-lo alvo de investigação pelo Congresso argentino. Logo após a postagem, ele começou a receber críticas de economistas, especialistas no mercado de moedas digitais e políticos da oposição. Toda a movimentação contrária fez com que Milei apagasse o tweet e se retratasse, em seguida.Play Video
“Algumas horas atrás postei um tweet, como tantas outras vezes, apoiando uma suposta empresa privada com a qual obviamente não tenho nenhuma ligação. Eu não estava ciente dos detalhes do projeto e depois de tomar conhecimento dele decidi não continuar a divulgá-lo (por isso, apaguei o tweet)”, escreveu.
Sobre a investida da oposição e a ameaça de investigação, Milei retrucou: “Aos ratos imundos da casta política que querem se aproveitar dessa situação para fazer mal, quero dizer que a cada dia eles confirmam o quão vis os políticos são, e aumentam nossa convicção de dar um chute na bunda deles”.
Especialistas apontam que o episódio poderia se enquadrar em uma manobra conhecida no mercado como “trading digital” – uma espécie de golpe ou “puxada de tapete” por parte dos detentores do capital da criptomoeda.
Antes da publicação de Milei, a maior parte do ativo da $Libra estava concentrada nas mãos de poucas pessoas. Após a divulgação feita por ele, a criptomoeda atraiu o interesse de investidores e o valor subiu rapidamente. Nesse momento, no entanto, os detentores começaram a vendê-la com lucro milionário, e o valor derreteu logo em seguida.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Hamas entrega cinco reféns israelenses após semana de crise em acordo de cessar-fogo
- Nova modalidade de consignado terá juros de 2,5% ao mês para CLTs
- Concessionária da Rodoviária do Plano Piloto inicia formalização de ambulantes
- Imposto de Renda 2025: declaração começa em março; veja dicas para evitar estresse
- Plano Safra: crédito extraordinário será de cerca de R$ 4 bi, diz Haddad