youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Número de famílias em situação de insegurança alimentar grave cresce 250% em 5 anos no DF, diz IBGE

By  |  0 Comments

O Distrito Federal registrou o menor percentual de segurança alimentar desde 2004. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o número de domicílios sem acesso regular à alimentação básica passou de 14 mil, em 2013, para 49 mil, entre 2017 e 2018 – um aumento de 250%.

A Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do IBGE traz informações coletadas entre junho de 2017 e julho de 2018. O levantamento analisa o quadro da alimentação das famílias brasileiras, que moram em residências permanentes, mas não leva em consideração pessoas sem teto. Há quatro classificações para os domicílios:

No Distrito Federal, 67,3% (656 mil) das famílias têm segurança alimentar, o menor resultado desde 2004, quando a primeira edição do estudo foi publicada. Em 2013, por exemplo, o nível era de 86,7% e, em 2004, de 75,1%.

Ainda de acordo com o estudo, 32,7% (319 mil) dos domicílios da capital estão em situação de insegurança alimentar. Ao todo, 21,2% (207 mil) têm quadro considerado leve, 6,6% (64 mil) moderado e 5% (49 mil) grave.

Panorama

Apesar de ter a menor taxa de segurança alimentar desde 2004, o Distrito Federal apresentou o maior percentual do Centro-Oeste. Segundo o estudo do IBGE, o nível também foi superior ao de todas unidades da federação das regiões Norte e Nordeste. Porém, o resultado foi inferior aos índices apresentados pelo Sul e pelo Sudeste.

Segundo o IBGE, a pesquisa reforça que os domicílios com segurança alimentar tiveram “valores de aquisição expressivamente maiores que aqueles em insegurança alimentar, nos seus diferentes níveis, a exemplo de hortaliças, frutas, carnes, aves e ovos, laticínios e bebidas e infusões”.

Nas famílias que enfrentam a insegurança alimentar grave, por exemplo, a maior parte das aquisições foi de açúcares, doces, produtos de confeitaria, aves e ovos.

Siga nossas redes sociais

Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/

Site: https://jornaltaguacei.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/

Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/

Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves

Twiter: https://twitter.com/JTaguacei

Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka

YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *