
Jornal TaguaCei e portal Ceilândia em Alerta declara apoio às iniciativas do governo Lula para conter as queimadas e os crimes ambientais
O ano de 2024 será marcado pela degradação total do meio ambiente. Não bastando as cheias no Rio Grande do Sul, que de certa forma já é resultado de possíveis mudanças ambientais provocadas pela interferência desenfreada do homem sobre a natureza, a seca em rio na Floresta Amazônia e agora o número excessivo de focos de queimadas em várias partes do Brasil, classificam o ano de 2024 como um dos piores períodos de degradação ambiental.
Por isso, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem agido de forma coordenada e rápida para tentar conter o avanço do desmatamento, das queimadas e de toda forma de ação, humana ou natural, sobre o meio ambiente. Agora mesmo, na tarde desta segunda-feira (16), o presidente se reuniu com ministros para traçar um plano de emergência de combate às queimadas.
Mas não é só isso. O governo também articular junto à Advocacia Geral da União (AGU) a criação de uma política de tolerância zero no enfrentamento de crimes ambientais. A Polícia Federal está investigando 52 casos com indícios de crime. O ministro da AGU, Jorge Messias, já anunciou a primeira ação, contra cinco fazendeiros do Pará, que teriam diversos atos ilícitos ambientais na região.

Nossa produção recebeu um vídeo, que mais uma vez indignou o diretor-geral do TaguaCei e do portal Ceilândia em Alerta e jornalista, Jeová Rodrigues, que veio a público se manifestar contra qualquer tipo de ação humana que venha deteriora ainda mais a fauna e a flora brasileira. No vídeo, dois tratores aparecem desmatando uma floresta nativa, e também mostra os tratoristas rindo de tal atitude e dizendo que a ação é uma afronta ao próprio presidente Lula.
“Crimes orquestrado por garimpeiros, pelo agronegócio, além do Brasil está incendiado por criminosos, aparece mais esse vídeo de possíveis grileiros ou do agronegócio desmatando uma linda floresta com dois tratores e os caras debochando e rindo o presidente Lula”, lembrou Jeová.

O jornalista ressalta ainda que os crimes ambientais em sua grande maioria são praticados pela ação humana. Segundo ele, a ganância desenfreada de alguns agricultores e pecuaristas, em busca de lucro infinito, tem provocado o desequilíbrio ambiental que hoje está sendo caracterizado por secas extremas, períodos de chuvas muito intensas, baixa umidade do ar.
“São criminosos deteriorando a nossa fauna, pois eles acabam com os rios jogando mercúrio, acabam com os rios jogando motores e grandes bombas para fazer irrigação de plantações, acabam com os lençóis freáticos perfurando postos artesianos e tirando todas a água dos lençóis freáticos onde abastecem os rios. Esses criminosos não podem estar agindo desta forma. Vejam o vídeo e a risada que esses caras dão ao derrubar uma linda floresta, eles estão acabando agora também com cerrado, com tudo, nós não vamos ter peixe, nós não vamos ter água potável, nós não vamos ter nada se continuarmos com esses criminosos do agronegócio impunes”, afirma Jeová.

Por fim, o jornalista defende as medidas do governo federal para tentar diminuir e investigar as causas dessas degradações ambientais, que como dito no início do texto, tem aumentado de forma assustadora neste ano de 2024.
“Não precisamos derrubar toda a nossa floresta para termos um plantio organizado, para termos alimentação saudável, alimentação em abundância; precisa, sim, coordenar isso e o presidente Lula está fazendo corretamente ao trazer todas as autoridades governamentais para discutir a fauna e a flora, trazer o debate sobre o verde de volta para o nosso Brasil”, argumenta o jornalista.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Programa Vai de Graça ganha reforço a partir deste domingo (6)
Vinte e sete linhas serão reforçadas com mais 119 viagens; além disso, um novo serviço fará percurso entre a Estação da Asa Sul e o Zoológico A partir deste domingo (6), haverá reforço na operação de ônibus em diversas regiões administrativas para ampliar o atendimento ao programa Vai de Graça, que permite acesso gratuito ao…
-
Confira o calendário do pagamento do 13º salário para aposentados
Os beneficiários podem consultar os detalhes do pagamento acessando o site ou o aplicativo Meu INSS. Aqueles que não têm acesso à internet podem entrar em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 135 O governo federal dará início, no próximo dia 24 de abril, ao pagamento da primeira parcela do 13º salário para aposentados, pensionistas…
-
Greve atrasa declarações de IR
Segundo representante de auditores fiscais, a paralisação pode empurrar para a frente o calendário das restituições A greve dos auditores-fiscais da Receita Federal, que já dura mais de quatro meses, pode provocar atrasos na restituição do Imposto de Renda em 2025. O alerta foi dado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional),…