O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se reunirá nesta terça-feira (20) com senadores da oposição em um almoço organizado por parlamentares do PL e do Novo, segundo aponta reportagem do Globo. O encontro ocorre em um momento crucial para Bolsonaro, que busca viabilizar uma anistia para os condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro e trabalha para recuperar sua elegibilidade. Paralelamente, a Procuradoria-Geral da República (PGR) deve apresentar nesta semana as conclusões sobre a investigação da tentativa de golpe, o que pode resultar em uma denúncia contra o ex-presidente por conspirar para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), destacou que o encontro é parte de uma tradição semanal da bancada oposicionista e que Bolsonaro foi convidado para debater temas de interesse do grupo. “Esse é um encontro que ocorre toda terça-feira com os senadores de oposição. O (ex-)presidente Bolsonaro foi convidado para conversar conosco a respeito do início do ano legislativo e das diversas pautas importantes que interessam ao povo brasileiro, incluindo anistia, conjuntura e outros temas. Não há pauta fechada”, afirmou Marinho.
Entre os temas que devem ser discutidos está a tramitação do projeto de anistia, que enfrenta resistência na Câmara. Na semana passada, o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), recebeu familiares de um dos condenados pelos atos golpistas, enquanto o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), não demonstrou a mesma abertura. Ainda assim, aliados de Bolsonaro acreditam que Alcolumbre pode fazer acenos à oposição, uma vez que sua estratégia política já estaria voltada para uma eventual reeleição ao comando do Senado em 2027, quando a direita pode ganhar força na Casa.
O ex-presidente também deve abordar as manifestações contra o governo Lula, buscando manter sua base mobilizada diante do avanço das investigações que miram ele e seus aliados. Na tentativa de reforçar sua influência no Senado, Bolsonaro conta com a recente distribuição de cargos estratégicos para figuras ligadas ao bolsonarismo. Flávio Bolsonaro (PL-RJ) assumiu a presidência da Comissão de Segurança Pública, Damares Alves (Republicanos-DF) ficou com o comando da Comissão de Direitos Humanos, e Eduardo Gomes (PL-TO), também do partido do ex-presidente, ocupa a vice-presidência do Senado.
Diante do cerco judicial que se fecha sobre ele, Bolsonaro aposta no apoio político e na pressão popular para tentar se blindar de futuras decisões judiciais e garantir sobrevida a sua agenda política.
Com informações do portal 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Caixa começa a pagar Bolsa Família de maio
A Caixa Econômica Federal começa a pagar a parcela de maio do Bolsa Família. Recebem nesta segunda-feira (19) os beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 1. Ao todo cerca de 20,4 milhões de famílias receberão o benefício neste mês. Os beneficiários de alguns municípios de sete estados recebem o pagamento nesta segunda,…
Edital para Festival Porão do Rock 2025 abre 60 vagas para trabalho de ambulantes
Ambulantes interessados em trabalhar no Festival Porão do Rock 2025, que nos dias 23 e 24 de maio, deverão fazer cadastro junto à Secretaria Executiva das Cidades nesta segunda-feira (19). O edital publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira (16) informa que serão 40 vagas para barracas, sendo 25 que ficarão posicionadas na SRPN Qd.901 da…
Dia Mundial da Diversidade Cultural vai agitar a Praça dos Três Poderes
Na próxima quarta-feira (21), a Praça dos Três Poderes será palco para a celebração do Dia Mundial da Diversidade Cultural, numa iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) em parceria com o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Instituto Integra Mais Um. Gratuito e aberto ao público, o evento reunirá grandes nomes da…
Deixe um comentário