youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Para Ibaneis, Lula é “insensível” diante do trabalho do CBMDF

By  |  0 Comments

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou considerar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é “insensível” diante do trabalho do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) no combate aos incêndios florestais.

Segundo o emedebista, houve “desleixo” do governo federal nas ações de preservação. O gestor da capital federal publicou as críticas no Instagram, nesta quarta-feira (18/9).

“O presidente revela não só desconhecimento, como também insensibilidade diante do efetivo trabalho do Corpo de Bombeiros de Brasília, da Defesa Civil e de outros agentes envolvidos, que se dedicam diuturnamente a combater os focos de incêndios e são comprometidos com ações preventivas ao longo de todo o ano. Por esta razão, são instituições respeitadas e admiradas pela população”, afirmou Ibaneis.

Na sequência, Ibaneis criticou diretamente o governo federal. “Infelizmente, o presidente, como morador transitório de Brasília, deve estar preocupado em explicar a incapacidade e precariedade dos órgãos federais em regiões onde devia ser mais presente. Desleixo inclusive com o Parque Nacional (de Brasília), que, apesar de ser uma área federal, segue ignorado pelas autoridades federais, deixando o DF sozinho na empreitada de sua preservação.”

Segundo o CBMDF, entre os dias 1º e 16 de setembro deste ano, mais de 6.302 hectares de vegetação sofreram com queimadas no DF, incluindo o Parque Nacional de Brasília. Foram 1.546 ocorrências. Na terça-feira (17/9), o governo federal anunciou a liberação de R$ 514 milhões para o combate às queimadas no Brasil.

“Respeito aos trabalhadores”

Horas após a postagem, durante discurso em uma agenda no Palácio do Buriti, o governador disse não ter “nenhuma intenção de polemizar com o governo federal nessas questões que dizem respeito ao meio ambiente”, mas que “nós esperamos, no mínimo, respeito aos trabalhadores e trabalhadoras” do CBMDF.

“A nossa cobrança é por respeito a esses trabalhadores que, diuturnamente, colocam suas vidas em risco para poder salvar as pessoas no Distrito Federal e salvar as nossas florestas, os nossos parques ecológicos”, afirmou.

“Então, não quero de maneira nenhuma polemizar. Acho que o presidente Lula tem lá sua forma de governar junto com seus ministros, mas a gente quer respeito aos nossos servidores do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, da Defesa Civil. Isso é o mínimo que nós podemos cobrar e exigir”, finalizou.

Planalto nega

Em nota, o Palácio do Planalto negou que o presidente tenha criticado os bombeiros. “Para não ter dúvida: desde o início dos incêndios o presidente da República tem enaltecido a importância e bravura dos bombeiros, dos brigadistas e da Defesa Civil nos estados e municípios no intenso, arriscado e difícil trabalho de combate ao fogo.”

De acordo com o comunicado, Lula “visitou os brigadistas em Corumbá e se reuniu com eles. E tem defendido publicamente a necessidade de melhores condições e reforçar o efetivo dos bombeiros no Brasil diante do enfrentamento de emergências climáticas”.

Agradecimento aos bombeiros

Questionado sobre este posicionamento do governo federal, Ibaneis afirmou: “Saiu na mídia, foi divulgado em todo um ambiente da internet, e eu não poderia deixar sem resposta. Se o presidente não falou, então eu peço minhas desculpas pela resposta, mas foi uma maneira também de agradecer o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal”.

Ibaneis também citou os incêndios em outros biomas, como Amazônia e Pantanal, e disse que o momento é de união entre os governos. “A gente não pode dividir. O problema não vem só dos governos estaduais, e aí eu faço a defesa de todos aqueles que tão passando por queimadas, não é só o Distrito Federal.”

Ele citou os incêndio criminosos. “Nós estamos vivendo a maior seca dos 40 últimos anos, o maior período com altas temperaturas e baixa umidade, e ainda temos a questão dos incêndios criminosos. Como vocês viram ontem, nós tivemos a prisão de dois incendiários, que de forma criminosa, incentivam essas queimadas”, acrescentou.

Na oportunidade, Ibaneis destacou a portaria de convocação de 2 mil bombeiros publicada no DODF desta quarta. “Eles vão para as linhas de frente e a gente espera, em breve, estar com esses incêndios debelados. Nós temos que esperar o período das chuvas pra realmente a gente ter tranquilidade para enfrentar esse problema da melhor maneira e ter mais prevenção para o ano que vem”, esclareceu o governador.

Com informações do portal Metrópoles

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • O PT NÃO PODE SER AVESTRUZ

    O PT NÃO PODE SER AVESTRUZ

    O episódio desta semana, quando o governador Ibaneis fez um duro ataque ao Presidente Lula por uma suposta fala dele, que não existiu, é mais uma demonstração de que precisamos ter um governador de esquerda no Distrito Federal a partir de 2027. Especialmente com a reeleição de Lula. Ibaneis fez um ataque gratuito e irresponsável…

  • Lula assina acordo e encerra disputa de 40 anos em Alcântara

    Lula assina acordo e encerra disputa de 40 anos em Alcântara

    O governo federal assinou, nesta quinta-feira (19), um termo de conciliação com as comunidades quilombolas do município de Alcântara, no Maranhão, encerrando uma disputa de 40 anos pela área no entorno do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), da Força Aérea Brasileira (FAB). Em cerimônia na cidade maranhense, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva…

  • Acima da média nacional, DF registra entrada de 6,2 mil estrangeiros em julho

    Acima da média nacional, DF registra entrada de 6,2 mil estrangeiros em julho

    O Distrito Federal (DF) ficou acima da média nacional, em julho, no crescimento do turismo internacional. A capital registrou uma entrada de 6.241 estrangeiros, contra 5.047 no mesmo período de 2023. O trabalho desenvolvido pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para recepcionar e orientar os visitantes de fora do país aliado às pesquisas internacionais que…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *