Ir para o conteúdo
Casa Mundo Governo brasileiro repatria 1.135 brasileiros de zona de conflito no Oriente Médio; novo voo decolou hoje com 219 passageiros
Mundo

Governo brasileiro repatria 1.135 brasileiros de zona de conflito no Oriente Médio; novo voo decolou hoje com 219 passageiros

Compartilhar
Compartilhar

Avião presidencial entregou kit humanitário na cidade egípcia de Al-Arish e seguiu para o Cairo, onde espera brasileiros em Gaza terem autorização para cruzarem a fronteira

Interior da aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira, que decolou há pouco de Tel Aviv, Israel. Foto: GOV BR / FAB
Interior da aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira, que decolou há pouco de Tel Aviv, Israel. Foto: GOV BR / FAB (Foto: GOV BR / FAB)

247 – A Operação “Voltando em Paz” realizou, nesta quarta-feira (18/10), mais um voo de repatriação que trouxe de volta ao Brasil 219 cidadãos brasileiros. A aeronave KC-30 partiu de Tel Aviv, em Israel, às 18h40 (horário local) com destino ao Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, prevendo a chegada às 0h20 de quinta-feira (19/10). Com essa operação, o número total de brasileiros repatriados desde o início da ação, em 11 de outubro, atingiu 1.135, além de 24 animais de estimação.

A operação de resgate teve início logo após um ataque terrorista a Israel no dia 7 de outubro, que desencadeou uma escalada de violência na região. Nesse contexto, o Governo Federal criou um gabinete de crise e acionou as embaixadas do Brasil em Tel Aviv (Israel), Cairo (Egito) e o Escritório de Representação em Ramala (na Palestina). Um formulário online foi disponibilizado para identificar os brasileiros em situação de dificuldade, sendo priorizados aqueles sem passagens, não residentes, gestantes, idosos, mulheres e crianças.

O embaixador do Brasil em Israel, Fred Meyer, destacou que a equipe das embaixadas trabalha 24 horas por dia para assegurar o transporte de todos os brasileiros que desejam retornar ao Brasil, seguindo a determinação do presidente Lula.

A Força Aérea Brasileira mobilizou quatro aeronaves, incluindo um avião presidencial, para realizar as operações de resgate. Além disso, o Governo Federal garantiu o transporte de ônibus das principais cidades israelenses para o aeroporto de Tel Aviv, com desembarques já realizados em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife.

A representação brasileira em Ramala, na Palestina, coordenou a retirada de brasileiros das regiões mais tensas do conflito, garantindo segurança, hospedagem, suporte psicológico, alimentação e medicamentos. Agora, aguarda a autorização para o cruzamento da fronteira a fim de repatriar os brasileiros em um avião VC-2 da Presidência da República que já se encontra no Egito.

Além dos resgates, o Governo Brasileiro enviou à zona de conflito 40 purificadores de água e kits médicos para auxiliar na crise humanitária. O pacote chegou ao Aeroporto de Al-Arish, a 50km da fronteira com Gaza, e será entregue pela entidade Crescente Vermelho.

A ação envolveu diversos setores do governo, desde o Ministério da Agricultura, que auxiliou no transporte de animais de estimação, até os ministros e o presidente Lula, que realizaram conversas essenciais com autoridades de diversos países para garantir a segurança e a abertura de fronteiras para os brasileiros em Gaza.

Além disso, as tripulações dos voos de repatriação contam com equipes de médicos, enfermeiros e psicólogos, garantindo acompanhamento tanto para questões de saúde física quanto para a saúde mental dos passageiros. A operação representa um esforço conjunto do governo brasileiro para assegurar a volta segura de seus cidadãos da zona de conflito no Oriente Médio.

Com informações do Brasil 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Compartilhado por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Papa Leão XIV recebe Anel do Pescador e inicia oficialmente pontificado

Missa realizada neste domingo (18/5) marca, oficialmente, o início do pontificado de...

Portugueses vão às urnas pela 3ª vez em 3 anos

Em clima de instabilidade política, a coligação Aliança Democrática do primeiro-ministro lidera...

Qual peso têm os mais de meio milhão brasileiros que vivem em Portugal na eleição no país?

Segundo dados da pesquisa do Itamaraty com comunidades brasileiras no exterior, hoje...

Oshikatsu, o fenômeno que Japão quer usar para tirar sua economia da crise

‘Oshikatsu’ se refere aos esforços que os fãs fazem para apoiar seu...