youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Governo Lula assegura assistência a brasileiros repatriados de Gaza

By  |  0 Comments

Medida foi anunciada após alguns brasileiros em Gaza decidirem não retornar ao país por falta de apoio financeiro para se manter; Governo vai garantir abrigo e alimentação

Brasileiros na Faixa de Gaza Brasileiros na Faixa de Gaza (Foto: REUTERS | Arquivo pessoal)

247 – O governo federal anunciou planos para fornecer assistência essencial aos brasileiros em Gaza, que estão enfrentando dificuldades devido ao conflito em curso entre Israel e Palestina. A operação de repatriação, liderada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, oferecerá abrigo, documentação, alimentação, apoio psicológico, cuidados médicos e imunização aos cidadãos brasileiros que desejam retornar ao país, destaca o G1.

Nos últimos dias, algumas famílias brasileiras decidiram não retornar devido à falta de apoio financeiro para se manter no Brasil. A Embaixada do Brasil na Palestina confirmou na terça-feira (17) que mais dois brasileiros desistiram de deixar a Faixa de Gaza e preferiram permanecer em território palestino. Outra família, composta por seis pessoas, também optou por continuar em Gaza e não cruzar a fronteira com o Egito.

Ainda de acordo com a reportagem, uma família palestina de cidadania brasileira, residente em Rafah, no sul de Gaza, expressou receios financeiros em relação ao retorno ao Brasil. Atualmente, 26 pessoas, a maioria delas crianças e mulheres, estão na lista de repatriação.

O governo brasileiro aguarda autorização do Egito para que os brasileiros em Gaza possam atravessar a fronteira. Um avião brasileiro está pronto para resgatá-los assim que a permissão for concedida.

“Além de trabalhar incansavelmente para a promoção da paz, a assistência a brasileiros e seus familiares no exterior é uma das prioridades de nossa política externa”, afirmou o secretário nacional de Justiça, Augusto de Arruda Botelho. O governo está comprometido em garantir o retorno seguro e digno de seus cidadãos afetados pela situação em Gaza.

Com informações do Brasil 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *