Ir para o conteúdo
Casa Mundo Mauro Vieira sobre liberação de corredor humanitário: “Ótima notícia”
Mundo

Mauro Vieira sobre liberação de corredor humanitário: “Ótima notícia”

Compartilhar
Compartilhar

Questionado pelo Correio se era simbólico o anúncio ocorrer logo após o encontro de Biden com Netanyahu, o chanceler minimizou a questão. “É ótimo que aconteça, com visita ou sem visita, o importante é que aconteça”, disse

Ministro Mauro Vieira, ao lado do presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Renan Calheiros (MDB-AL) -  (crédito: Geraldo Magela/Agência Senado)

Ministro Mauro Vieira, ao lado do presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Renan Calheiros (MDB-AL) – (crédito: Geraldo Magela/Agência Senado)

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse que vê como muito positiva a posição do governo israelense em permitir a entrada de ajuda humanitária para a região palestina da Faixa de Gaza. O anúncio dos israelenses veio nesta quarta-feira (18/10), logo depois do encontro entre o presidente americano Joe Biden e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

“Acho uma ótima notícia, melhora muito a situação lá e vai permitir a saída de todos que estão retidos”, afirmou o chanceler. Questionado pelo Correio se era simbólico o anúncio ocorrer logo após o encontro de Biden com Netanyahu, o embaixador minimizou a questão. “É ótimo que aconteça, com visita ou sem visita, o importante é que aconteça.”

O anúncio da liberação do corredor humanitário foi feito por um comunicado do gabinete do primeiro-ministro de Israel durante a participação de Mauro Vieira em uma reunião extraordinária da Comissão de Relações Internacionais do Senado Federal. Por isso, segundo embaixador, ele ainda não estava totalmente atualizado da situação.

O comunicado israelense informou que os suprimentos humanitários não passarão pela fronteira pelo lado de Israel, mas não serão impedidos de entrar por meio do Egito, que deve ser o mesmo caminho utilizado para a retirada dos brasileiros e demais estrangeiros que seguem detidos no epicentro do confronto.

Conselho de Segurança da ONU

O ministro Mauro Vieira disse ainda que embarca nesta quarta-feira para Nova York onde vai assumir o comando dos trabalhos na presidência do Conselho de Segurança da ONU. Segundo ele, contudo, ainda não se tem a perspectiva de colocar em votação uma nova resolução sobre o tema.

O chanceler apontou, durante a audiência com os senadores, que o resultado da votação da resolução proposta pelo Brasil “foi uma vitória da nossa diplomacia” ao lembrar que o Conselho de Segurança não consegue aprovar uma resolução do tipo desde 2016, e que a resolução articulada pelo Brasil com os demais integrantes do conselho teve 12 votos de apoio. Todos os 10 membros rotativos, assim como a China e a França, votaram pela aprovação do texto; Rússia e Reino Unido se abstiveram, e apenas os Estados Unidos votaram contra.

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Compartilhado por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Papa Leão XIV recebe Anel do Pescador e inicia oficialmente pontificado

Missa realizada neste domingo (18/5) marca, oficialmente, o início do pontificado de...

Portugueses vão às urnas pela 3ª vez em 3 anos

Em clima de instabilidade política, a coligação Aliança Democrática do primeiro-ministro lidera...

Qual peso têm os mais de meio milhão brasileiros que vivem em Portugal na eleição no país?

Segundo dados da pesquisa do Itamaraty com comunidades brasileiras no exterior, hoje...

Oshikatsu, o fenômeno que Japão quer usar para tirar sua economia da crise

‘Oshikatsu’ se refere aos esforços que os fãs fazem para apoiar seu...