Ricardo Vale comenta sobre os horrores do conflito entre Israel e Palestina
Ricardo Vale condena ataque do Hamas contra Israel, mas diz ser urgente reconhecer o sofrimento do povo palestino; ‘há 75 anos que Israel esmaga, espreme o povo palestino.
O deputado distrital Ricardo Vale (PT) disse, durante sessão plenária desta terça-feira (17), que os ataques provocados pelo Hamas contra Israel, no último dia (7), precisam e já estão sendo criticados por quase todos os países democráticos do mundo. Porém, Vale ressaltar que da mesma forma também é preciso condenar a atitude que Israel tem tido com o povo palestino desde a fundação do estado israelense em 14 de maio de 1948.
“Há 75 anos que Israel esmaga, espreme o povo palestino. São 75 anos de bloqueio, de sofrimento daquele povo. Ninguém defende o que o Hamas fez, mas foi o Hamas, não foi o povo palestino. Foi um grupo que resolveu fazer aquele ato criminoso que matou pessoas de Israel. Ninguém aprova esse tipo de coisa”, explicou Vale. O distrital também fez referência ao fato de que Israel teria sido responsável pelos ataques com mísseis a uma escola da ONU e um hospital em Gaza deixando centenas de mortos e feridos.
“Terrorismo de Estado deve receber o repúdio e a ação firme da comunidade internacional. Não podemos assistir inertes ao genocídio do povo palestino”, afirmou. Vale também criticou a posição de alguns parlamentares que tem usado da tribuna da Casa para fazer discursos defendendo apenas o ponto de vista de Israel. Segundo o distrital, isso causa incoerência na análise, já que uma guerra tem sempre dois ou mais lados, e que é preciso avaliar a situação dentro de uma perspectiva histórica e cultural daquela região. “Agora, muito me admira, neste plenário, pessoas evangélicas, pessoas que se dizem pessoas de Deus, condenar o ato do Hamas e não falar absolutamente nada sobre esse atentado terrorista que o governo de Israel fez hoje (ataque a um hospital em que deixou mais de 500 mortos e centenas de feridos) e que vem fazendo há anos contra o povo palestino”, disse o distrital.
Ricardo Vale falou ainda que já propôs e está juntando apoio de seus pares para a criação de Frente Parlamentar em Defesa do Povo Palestino. “Porque são eles que vêm sofrendo e, são eles, se o mundo não fizer alguma coisa, que serão exterminados da face da terra.”
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.